De seguida encontrarás uma lista dos mercados imperdíveis em Siem Reap. Esta lista inclui mercados de rua e também o bairro mais trendy de Siem Reap, onde podes explorar diversas lojas e restaurantes.
Depois dos mercados, deixei algumas dicas sobre lojas únicas que valem a pena visitar. No final, há uma recomendação para uma lavandaria que, apesar de não ser uma loja, achei que seria uma dica útil a partilhar.
Vamos então às sugestões:
The Old Market
Neste mercado que está situado entre a Pub Street e a margem do rio, encontram-se souvenirs, artesanato local, joalharia, muita roupa, malas, chapéus, etc. Aqui há imensas opções de calças e saias compridas caso não tenham roupa “apropriada” para visitar os templos históricos da região.
Este é também um mercado de produtos frescos como carne, peixe, frutas e vegetais, frequentado tanto por locais como por turistas, mas como fomos à noite já não vimos a secção das comidas.
Made in Cambodia Market
Aqui encontra-se desde artesanato local, roupas, mantas de algodão, lenços, bijuteria, produções locais como chá, bebidas e compotas, tudo e mais alguma coisa feita à mão por pessoas do Camboja. Além disso, muitas das bancas que vendem produtos aqui estão ligadas a projetos sociais, e os artigos são produzidos por pessoas portadoras de deficiência ou por populações mais carenciadas, garantindo condições de trabalho dignas em toda a cadeia de produção.
Os produtos à venda também têm um foco na sustentabilidade, seja pelo uso exclusivo de matérias-primas locais, ou pela reutilização de materiais, como o chifre de búfalo que é transformado em brincos ou colares.
É um mercado super tranquilo, onde se pode ver tudo com calma sem sentirmos a pressão de termos de comprar. Nas várias bancas em que parei, as pessoas partilhavam informações sobre os seus projetos e de como as peças eram feitas, e se no final não quiséssemos comprar, estava tudo bem e sorriam na mesma. Apetecia-me comprar tudo, e tive de me controlar para não levar tudo o que queria!
Encontrei esta fotografia de mim na página do Facebook do mercado aqui.
Kandal Village
Kandal Village nada mais é do que um bairro localizado a norte da Pub Street e a sul do Old French Quarter, que é a casa de várias galerias de arte, cafés e restaurantes, lojas de artigos de decoração, roupas, produtos locais, spas, e ainda agências de viagens.
Este é o lugar para encontrar souvenirs únicos de Siem Reap, e não sendo um mercado de rua é de esperar preços um pouco mais altos.
Dois restaurantes mencionados no post Onde comer em Siem Reap estão localizados precisamente aqui, em Kandal Village. Carrega aqui para veres a localização deste bairro.
Lojas
OKO Gallery
A OKO Gallery pertence ao mesmo grupo do hotel onde ficamos, o Viroth´s Hotel, e tem peças únicas de decoração de interiores, incluindo cerâmicas, têxteis e joalharia. A loja está localizada na rua em frente ao Hotel Viroth´s.
SATU Concept Store
Já não calhou de ir espreitar a SATU Concept Store, mas pelo que percebi a loja tem uma grande variedade de produtos à venda desde souvenirs até artigos para casa, roupas, acessórios, e muito mais.
São ainda revendedores da Lolaola em Siem Reap, que tem malas e carteiras únicas, toalhas de mesa e de praia, entre outros artigos. É tudo feito à mão por artesãs com os tecidos tradicionais do Camboja, como o kroma e batick. A coleção completa pode ser encontrada aqui.
Outros
The Laundry Room Wash & Fold
Apesar de não ser uma loja, achei que seria útil deixar a recomendação de uma lavandaria em Siem Reap.
Como íamos ficar fora 10 dias não trouxemos roupa suficiente para todos os dias, e já estava a contar usar uma lavandaria, uma vez que costuma ser bastante barato em alguns países do sudeste asiático. Depois de alguma pesquisa fomos à The Laundry Room Wash & Fold e recomendo muito o serviço.
É muito acessível, e a roupa é entregue impecavelmente dobrada, e com cheirinho bom de roupa lavada. Ficámos tão satisfeitos com o serviço que voltámos lá uma segunda vez.
Vê também o post O que fazer em Siem Reap para as melhores sugestões de como ocupar os teus dias em Siem Reap.