Antes de viajar para Lombok

Checklist de tudo o que precisam saber antes de viajar para Lombok, na Indonésia. Inclui informações sobre vistos, cuidados de saúde, compra de voos e outras dicas úteis.

Se pensam em visitar Lombok na Indonésia, recomendo que comecem por ver o site oficial do Ministério do Turismo da Indonésia onde podem encontrar informações úteis como a moeda do país (IDR), tipo de tomadas elétricas, vistos, e muitas outras.

Aqui seguem então alguns pontos importantes a considerarem na altura de planear a vossa viagem a Lombok.

Quando visitar Lombok

A Indonésia tem duas estações, a estação das chuvas, de novembro a março, e a estação seca, de abril a outubro. Claro que o clima está super imprevisível, mas esta é mais ou menos a regra a seguir, sendo que os melhores meses para visitar Lombok são de abril a outubro.

Algumas pessoas optam por viajar em dezembro, quando os preços são mais baixos, e embora a chuva seja mais provável, não que dizer que seja uma constante.

Aqui encontram mais detalhes sobre a previsão do tempo para Lombok, incluindo uma pontuação para praia/piscina nos diferentes meses do ano. Também podem ver que as temperaturas se mantêm contantes o ano inteiro, variando entre os 24⁰C de mínima e os 31⁰C de máxima.

Pela nossa experiência, ao viajar para Lombok em abril e outubro, e para Bali em julho, onde o clima é semelhante, apanhámos mais dias de sol em outubro, e alguma chuva ocasional em abril e julho, que passou sempre rapidamente. Destas três vezes, confesso que me soube sempre bem apanhar um ´fresquinho´ que se sente em Bali e Lombok, comparativamente ao bafo constante de Singapura.

Dica para planear a viagem a Lombok

Outro fator a considerar é a época do ano em que vão viajar para Lombok, isto porque a Indonésia é um país muçulmano e celebra o Ramadão.  Durante este período, as pessoas jejuam durante o dia e rezam a certas horas fixas do dia e da noite, sendo que estas orações são transmitidas pelos altifalantes espalhados pela ilha de Lombok. Mesmo fora do Ramadão, é comum ouvir as chamadas para oração em vários momentos do dia, mas durante o Ramadão a frequência aumenta, especialmente durante a noite, o que com grande probabilidade vos vai fazer acordar. Para mim não foi grande problema, mas para quem tem dificuldade em voltar a adormecer, é algo a ser considerado ao planearem a vossa viagem, e evitarem ir nesta altura do ano se acharem que vos vai condicionar as férias.

Outro aspeto importante para quem viaja para Lombok durante o Ramadão é que os restaurantes locais geralmente estão fechados durante o dia, e só abrem depois do pôr-do-sol, quando as pessoas retomam as refeições.

Visto de entrada na Indonésia

No site referido anteriormente do Turismo na Indonésia, podem ainda encontrar aqui uma secção com novidades sobre vistos, nomeadamente o mais recente e-VOA (visto eletrónico à chegada) que pode ser pedido com antecedência aqui. Atenção que o e-VOA não está disponível para todos os aeroportos/portos de entrada na Indonésia. (À data que rescrevo o post, o aeroporto de Lombok ainda não consta da lista).

Penso que no caso do e-VOA há um pequeno custo de processamento, mas não sei ao certo porque nunca usei.

Das três vezes que fomos à Indonésia, usámos sempre o VOA (Visa on arrival – visto à chegada), que é bastante rápido. Assim que saímos do avião, seguimos diretamente para a fila do VOA e, depois é só pagar o valor de 500,000IDR por pessoa, sendo que são aceites também outras moedas de pagamento, como SGD ou USD. Se não tiverem o montante certo, recebem o troco em IDR. Também existe a possibilidade de efetuar o pagamento com cartão VISA/Mastercard mas já ouvi dizer que as ligações para o pagamento com cartão nem sempre estão a funcionar, por isso é sempre bom levar dinheiro à cautela.

Para verem a lista de países elegíveis para VOA cliquem aqui, ou alternativamente aqui, na opção ‘List of countries’ e depois carregando em ‘details’.

Se tiverem dúvidas sobre o tipo de visto que precisam, podem consultar o site da Imigração da Indonésia e preencher o questionário ‘Find the most suitable visa for you’. No meu caso em que tenho passaporte português, para uma viagem de turismo inferior a 30 dias o resultado é o visto ‘Visa on arrival – Index B1’.

Independentemente do tipo de visto que escolham (VOA ou eVOA), é sempre obrigatório possuir um passaporte válido por um período mínimo de 6 meses.


Outra boa forma de saber mais sobre o país onde vamos viajar é através da página dos Negócios Estrangeiros ou equivalente do país da nossa nacionalidade. No meu caso consulto sempre o Portal das Comunidades Portuguesas, que oferece informações úteis para viajantes com passaporte português por país de destino. Para a Indonésia, o link é este.

O Portal das Comunidades Portuguesas tem informações sobre os requisitos de entrada no país, segurança, e cuidados de saúde. Se bem que para questões de saúde mais detalhadas, costumo também consultar o site TravelHealthPro. Este site fornece informações mais abrangentes, incluindo riscos associados a doenças como dengue, malária, etc., bem como as vacinas recomendadas para cada destino. Este site é direcionado para viajantes do Reino Unido, por isso nem todas as informações podem ser aplicáveis a toda a gente. Para informações específicas sobre a Indonésia consulta aqui.

Como em qualquer viagem, é crucial comprarem um bom seguro de saúde antes de viajar. Os seguros podem ser feitos por país de destino da viagem, ou anuais cobrindo uma determinada lista de países.

Posso beber água da torneira em Lombok?

Uma outra recomendação muito importante para quem viaja para a Indonésia é a de beber apenas água engarrafada, e consumir bebidas com gelo apenas quando temos a certeza de que o gelo foi feito com água tratada. O mesmo cuidado deve ser tido ao lavar os dentes, em que não devemos usar água da torneira. Para quem viaja com crianças, é sempre uma boa ideia relembrar destes cuidados uns dias antes da viagem, porque sempre vão ficando com alguma coisa na cabeça (digo eu). Normalmente os hotéis oferecem água tratada para beber ou lavar os dentes, que disponibilizam diariamente nos quartos.

Voos e viagens internas para Lombok

Relativamente aos voos, costumo usar o SkyScanner para ver as opções disponíveis para um determinado destino, e depois fazer a compra diretamente no site da companhia aérea que tiver escolhido tendo em conta o preço e os horários mais convenientes.

No meu caso que vivo em Singapura, existem voos diretos para Lombok com a  Scoot quatro dias por semana. E embora não haja muitos horários disponíveis, esta é a maneira mais prática de chegar a  Lombok.

Outra opção para voar para Lombok é apanhar um voo interno de Bali, já que algumas companhias low-cost oferecem esta ligação aérea com vários horários. Este é um voo rápido, com duração de cerca de uma hora.

Alternativamente, e provavelmente a opção mais popular para quem visita as ilhas Gili (Lombok), é apanhar um ferry de Bali. Como também referi no post Hotel em Lombok, esta travessia pode ser agitada e, em alguns casos, até perigosa. Se esta for a vossa escolha, vejam sempre as críticas das empresas que fazem a travessia de ferry, e talvez não seja má ideia tomar um comprimido para os enjoos, especialmente na época das chuvas quando o mar está mais agitado. Antes da viagem, verifiquem ainda se as condições meteorológicas são propícias para a travessia, mesmo sendo esta uma obrigação das empresas que realizam a travessia, é sempre melhor confirmarem.

Dados móveis em viagem

Antes de viajar, também costumo comprar um pacote de dados móveis que dá sempre jeito para me comunicar com o hotel ou guias em caso de atrasos de voos por exemplo. Uso a Airalo, que permite comprar pacotes de dados móveis através de um eSIM. Basta fazer o download da App, criar uma conta, selecionar o país e pacote de dados pretendido, pagar, e depois instalar o eSIM. Para mais detalhes, podes verificar aqui. Certifica-te também de que o teu modelo de telefone suporta o eSIM, o que podes fazer aqui.

Lombok

Vê também o post Chegada a Lombok, para mais detalhes sobre como viajar para Lombok a partir de Singapura, e sobre os procedimentos no aeroporto à chegada.

E aqui podes encontrar todos os posts sobre a nossa estadia nesta ilha incrível que é Lombok.

*Este post contem links afiliados, e se efetuares umas reserva/compra através deles eu poderei ganhar uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para ti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *