O que fazer em Lombok

Sugestões de mil e uma coisas para fazer em Lombok caso não queiram passar o dia inteiro esparramados na praia, e se quiserem, também ficam aqui algumas ideias onde.

Aqui ficam ideias de mil e uma coisas para fazer em Lombok.



Passeio de Snorkeling às 3 Gili

As três Gili, como são conhecidas, são pequenas ilhas situadas ao largo da costa noroeste de Lombok, de seus nomes Air, Meno e Trawangan. São provavelmente o destino turístico mais conhecido de Lombok, e por isso, eu tinha muita curiosidade de visitá-las.

Marquei um passeio de um dia às Gili num barco privado com o Jonny Tour Guide, que nos fez um bom preço para o nosso grupo de 7 pessoas. Um motorista foi buscar-nos ao hotel em Senggigi onde ficámos hospedados, e que ficava a cerca de 30 minutos do pequeno cais onde apanhámos o barco. Daí seguimos para a primeira paragem em Gili Air, depois Gili Meno, e por último Gili Trawangan, onde almoçámos e fizemos praia na parte da tarde. Achei que a paragem de snorkelling em Gili Meno estava com muita gente e a menos interessante do snorkelling. Aqui ficam as famosas estátuas comissionadas pelo eco-resort BASK ao artista Jason deCaires Taylor, como parte do projeto “Nest”, cujo objetivo para além de criar uma exposição subaquática, foi também de criar uma casa para corais e assim dar origem a um recife.

Para mim, o ex libris foi sem dúvida a ilha de Gili T onde vimos as tão aguardadas tartarugas. Ahhh, e ainda tivemos direito a vídeos que o nosso guia de snorkelling filmou debaixo de água e nos disponibilizou no final do tour.

No regresso a Senggigi apanhámos uma pequena tempestade e choveu bastante a viagem inteira. Admito que senti algum medo, mas o nosso capitão do barco levou-nos a bom porto sãos e salvos.

Encontram em Get Your Guide muitas mais sugestões de passeio às ilhas Gili.

Lombok
Lombok
Lombok

Passeio de Snorkeling às 5 Gili do Sul

Este passeio foi dos melhores snorkellings que já fizemos (só superado pelas Maldivas em 2015), onde vimos uma variedade gigante de peixes, corais, tartarugas e até cavalos-marinhos.  

Fizemos o tour com a Authentic Lombok Tours que nos foi buscar ao nosso hotel em Selong Belanak (mais sobre o hotel aqui), e apesar da hora e meia de viagem de carro até ao cais onde apanhámos o barco, valeu mesmo a pena o dia. O Chris, que é o dono da Authentic Lombok Tours juntamente com a sua mulher, não é o tipo de anfitrião que tenta agradar o cliente, não, nós é que tínhamos de o agradar a ele, porque se não fizéssemos o que ele queria e da maneira que ele queria, ele ralhava connosco! Ahah Inicialmente quando o contactei até tinha pensado fazer a excursão a Pink Beach, e foi ele que me sugeriu fazer antes o passeio das 5 Gili, e ainda bem que o fez porque o dia foi mesmo espetacular.

Eu ia perguntando o nome das ilhas por onde parávamos a fazer snorkelling, mas o Chris não sabia, e realmente também não interessava! Uma delas sei que foi a Gili Asahan porque parámos aqui para almoçar.

O nosso guia de snorkelling era também incansável a procurar tartarugas e peixes diferentes para nos mostrar, recomendo mesmo muito para quem gosta de snorkelling.

Lombok
Lombok
Lombok

Explorar as praias na ilha de Lombok

Como já mencionei no post Hotel em Lombok na secção de Sempiak Villas – Selong Belanak, gostámos tanto da praia de Selong Belanak que nem chegámos a visitar outras praias. No entanto, se tiverem tempo e interesse em explorar outras praias, podem sempre contratar um guia com carro para vos levar, por exemplo, até à Tanjung Aan Beach ou à Mawun Beach.

A praia de Selong Belanak era bastante limpa, mas o problema do plástico nas praias é infelizmente comum nesta região do sudeste asiático. Portanto, estejam preparados para encontrar lixo nestas praias.

Se estiverem na zona norte de Lombok, em Senggigi, também podem considerar uma visita à Nipah Beach, onde existe um centro comunitário de conservação de tartarugas que vale a pena conhecer. Para mais informações, consultem aqui ou na conta do Instagram deles aqui.

Lombok
Lombok

Nas fotos acima podem ver um dólar-de-areia que descobrimos ao passear na praia, e que são da família das estrelas-do-mar. O da imagem direita na mão da Maria Rita já está morto e fica assim seco.

Surf

Lombok não é tão conhecida pelo Surf como a sua vizinha Bali, mas ainda assim há alguns spots muito conhecidos como o Desert Point muito procurado por experts do surf.

A praia de Selong Belanak, onde ficámos hospedados, é também muito popular para os iniciantes do Surf e ideal para quem quiser ter a sua primeira aula. Podem encontrar mais detalhes sobre esta praia no post Hotel em Lombok – Sempiak Villas, Selong Belanak.

Vão encontrar várias escolas de surf na grande maioria das praias em Lombok, por exemplo, em Kuta ou Mawi. Muitas delas também oferecem a possibilidade de ir de barco para “o outside” em busca de melhores ondas.

Lombok

Aula de culinária indonésia

O Chris, que nos levou no passeio de snorkelling às 5 Gili, também oferece aulas de culinária na sua casa, que também é um alojamento local. Podem encontrar mais informações aqui. As portuguesas que fizeram o passeio de snorkelling connosco tinham feito também a aula de culinária e gostaram bastante.

Fica aqui uma outra sugestão para uma aula de culinária mais a sul na área de Kuta.

Pink Beach

A Indonésia tem duas famosas praias cor-de-rosa, uma em Komodo e outra em Lombok. A de Lombok fica a cerca de 2h de carro do lugar onde estávamos hospedados. Optámos por não “perder” esse tempo em viagens de carro, uma vez que já tínhamos andado bastante para o passeio de Snorkelling às 5 Gili, e que para nós fazia mais sentido.

Se estiverem interessados aqui ficam algumas sugestões de passeios pelo Get Your Guide.

Explorar a natureza e cultura de Lombok (ideias de tours)

  • Tetabatu – aqui podem ficar a conhecer a paisagem mais rural de Lombok, incluindo campos de arroz, plantações de café, e ainda arriscarem-se a mergulhar nas águas frias da cascata de Tetabatu. Podem marcar este tour aqui no Get Your Guide.
  • Sasak Village, Pottery Village and Hand Weaving Village – os Sasak são o grupo étnico dominante em Lombok e constituem a maioria da população da ilha. Uma das aldeias que podem visitar para conhecerem mais sobre o modo de vida típico destas populações é a Sengkol Sasak village ou a Sade Village. Podem depois continuar o passeio cultural pelas vilas típicas de cerâmica e tecelagem, onde os métodos e técnicas locais são transmitidos de geração em geração. Como sugestões ficam a Banyumulek Pottery Village ou a Sukarara Hand Weaving Village.
  • Sendang Gile e Tiu Kelep Waterfalls (norte de Lombok) –  estas cascatas ficam na parte norte da ilha de Lombok e são muito próximas uma da outra. Podem complementar o passeio com a subida ao mirante de Selong Hill (ou também conhecido por  Bukit Selon Rice Field Viewpoint), onde vão encontrar umas vistas incríveis sobre os campos de arroz da vila de Sembalun, com o monte Rinjani em pano de fundo.

(Normalmente os hotéis têm contactos de motoristas/guias que vos podem levar nestes passeios).

Mount Rinjani

Para os mais aventureiros e que estejam em boa forma física (o que não é o meu caso), podem considerar a subida ao topo do Monte Rinjani, o segundo vulcão mais alto da Indonésia. Normalmente esta subida demora dois dias e implica passar a noite na montanha, acampados numa tenda. As vistas prometem!

Podem ver os tours disponíveis no Get Your Guide aqui ou aqui.


Não percas todos os posts sobre Lombok aqui.

*Este post contem links afiliados, e se efetuares uma reserva/compra através deles eu poderei ganhar uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para ti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *