Como já tinha dito no post Chegada a Hanói, no nosso primeiro dia no Vietname fizemos um tour privado de seu nome ‘Hanoi Orientation’, uma verdadeira imersão na cultura local de Hanói, que vou descrever aqui, seguido de outras sugestões. (Todos os tours descritos aqui foram organizados pela Handspan Travel).
Tour Orientação em Hanói
Começámos o dia na zona de Ngoc Ha, onde percorremos as ruas e vielas de um mercado de rua que nunca mais acabava. Vimos templos, e aprendemos muito sobre a cultura vietnamita com a nossa guia Mỹ. O mercado era super local, e nós éramos dos poucos turistas que por ali se viam (provavelmente ainda um efeito da época pós-pandémica).
Foi muito interessante, vimos de tudo à venda no mercado de rua, desde caranguejos, peixes, frutas e legumes, e até pessoas a venderem carne em bancas improvisadas à porta de casa. Numa parte coberta do mercado, para além de comida, vimos muitas bancas a venderem objetos em papel, por exemplo, dinheiro em papel, roupas, comida, e muitos outros, que servem para serem queimados em modo de oferenda aos que já partiram, para que possam ter uma vida mais confortável no mundo espiritual após a morte da vida terrena.
Junto a esta área do mercado Ngoc Ha, também se pode visitar o lago Huu Tiep lak, mais conhecido como o lago B-52. Como o nome indica, neste lago encontram-se os destroços de um bombardeiro americano que foi atingido pelas tropas vietnamitas e que continua aqui desde a noite em que caiu, em 1972. É hoje um símbolo da resiliência das tropas vietnamitas durante a guerra, e também uma memória da história conturbada do Vietname.
A primeira coisa que me chamou à atenção neste bairro, foram os altifalantes por ali espalhados que serviam para fazer comunicações das autoridades à população. Por exemplo, durante a época do Covid, eram utilizados para convocar as pessoas para irem tomar as vacinas. A realidade de um país comunista é bastante diferente daquilo que conhecemos, e em muitas alturas temos a sensação de estar num mundo que existiu há muitos anos atrás.
Do mercado de Ngoc Ha partimos para a próxima paragem, que era logo ali ao lado, o complexo de Ho Chi Minh. (Para mais detalhes sobre a visita ao mausoléu e museu ver mais abaixo). Nós só passeámos pelo complexo, onde vimos também a Pagoda de um Pilar construída no século XI.
O Presidente Ho Chi Minh, carinhosamente chamado de Tio Ho pelos vietnamitas, é considerado um herói no Vietname pela sua dedicação à libertação e unificação do país. Podem saber mais sobre o percurso do líder revolucionário comunista na página oficial do complexo, usando o google translate aqui. É realmente impressionante ver a admiração que as pessoas têm pelo seu antigo presidente e a quantidade de gente que ali se junta para visitar o seu corpo.
Entretanto a Maria Rita já tinha começado a dar sinais de cansaço, e, pois que ficou muito contente com a próxima paragem: o almoço! Depois do almoço visitámos o Templo da Literatura (mais informações em baixo), mas decidimos que precisávamos fazer uma pausa no tour porque já estava a ser demais para ela, especialmente porque tinha estado doente na semana anterior e estivemos quase até à última na dúvida se deveríamos viajar. Depois de uma sesta no hotel, continuámos o nosso passeio de ‘cylo’ pelo bairro francês, onde passámos pela Catedral de São José, e parámos em seguida para experimentar o famoso Egg Coffee, que para nós portugueses é uma espécie de café com gemada. (Lê mais sobre o café onde fomos em baixo).
Depois do famoso Egg Coffee, a paragem seguinte foi no teatro Thang Long onde assistimos ao Water Puppet Show, uma tradição muito importante na cultura vietnamita, e popular entre os turistas também. (Mais detalhes sobre o teatro abaixo).
Junto ao teatro encontra-se o lago Hoan Kiem onde está localizado o templo Ngoc Son (localização aqui), acessível através de uma ponte pedonal vermelha que se ilumina à noite e vale a pena ser vista, mais não seja de longe.
O nosso primeiro dia completo em Hanói terminou por aqui!
Mais detalhes e sugestões do que fazer em Hanói
Tour de um dia a Ninh Binh
Lê todos os detalhes sobre o passeio de um dia a Ninh Binh aqui.
Cruzeiro de uma noite em Halong Bay
Encontra tudo sobre o nosso passeio de uma noite em Halong Bay aqui.
Hang Ma Street
A Hang Ma Street é imperdível para quem está em Hanói! É uma rua super colorida a que eu chamo de “rua das decorações temáticas”. Aqui encontram todas as quinquilharias para as festas do momento. Como fomos em outubro, encontrámos lojas e mais lojas a venderem tudo relacionado com Halloween. Dependendo da época do ano, vão encontrar artigos de outros temas e festividades, como o Ano Novo Lunar, o Festival do Meio do Outono, Natal, e muitos mais. A rua está localizada aqui.
Water Puppet Show
O espetáculo de marionetas aquáticas pode ser visto no Thang Long Water Puppet Theatre, localizado no ‘Old quarter’, em frente ao lago Hoan Kiem. O espetáculo dura 50 minutos e tem várias sessões diárias, sendo que dependendo da altura em que viajem, pode ser necessário comprar os bilhetes com antecedência. Nós comprámos os bilhetes à entrada no próprio teatro, mas a nossa guia já tinha planeado a hora de chagada com o início do espetáculo. (Na altura o turismo ainda não tinha retomado em força, por isso agora poderá ser diferente).
Esta tradição das marionetas aquáticas teve a sua origem há mais de 1000 anos atrás nas aldeias do delta do Rio Vermelho, no norte do Vietname. Aqui era comum os campos de arroz alagarem, e os habitantes das aldeias arranjaram esta forma de se entreterem. As histórias são cantadas em vietnamita, e têm como inspiração cenas do quotidiano deste mundo rural agrícola, incorporando também criaturas mágicas como dragões ou aves fénix. Encontram aqui mais informações sobre o teatro e o espetáculo.
Temple of Literature (Quoc Tu Giam)
O Templo da Literatura é onde está localizada a que foi a primeira universidade do Vietname, que data do século XI. Aqui podem-se ver os templos dedicados a Confúcio e seus discípulos. . Encontram mais informações, incluindo horários de abertura aqui.
No final de 2023 foi inaugurado um tour noturno ao Templo da Literatura, disponível apenas em alguns dias da semana, onde se pode ter uma experiência diferente da do dia, com várias iluminações espalhadas pelos vários jardins, e no final com um espetáculo de luzes e som que conta a história da que foi inicialmente a universidade imperial do Vietname.
Ho Chi Minh Mausoleum Complex
Encontram aqui os horários para visitar o Mausoléu de Ho Chi Minh, e aqui mais informações sobre o Museu. No complexo é ainda possível ver a casa de madeira onde Ho Chi Minh passou os seus últimos anos de vida, embora algumas áreas estejam interditas. À semelhança das outras atrações, a casa de Ho Chi Minh também fica encerrada no período do almoço entre as 11:00 e as 13:30.
Se decidirem visitar o complexo Ho Chi Minh, o que eu recomendo, tenham atenção que precisam ter os ombros e joelhos cobertos. Também precisámos tirar as mochilas para serem inspecionadas à entrada.
Egg Coffee
No ‘Old quarter’, encontram-se imensas opções de Egg Coffee, ou traduzindo à letra, café com ovo, sendo que nós experimentámos aqui. E gostámos! A nossa guia tinha-nos comprado uns bolos fritos típicos de Hanói que acompanharam lindamente com o café.
Train Street
Infelizmente a famosa rua do comboio de Hanói estava fechada para turistas quando visitámos a cidade. Segundo a nossa guia, a rua foi proibida aos turistas por questões de segurança já que houve alturas que a rua estava mesmo cheia.
Pelo que li, a Train Street voltou a abrir ao público em meados de 2023, e agora é possível entrar se ficarem num dos cafés da rua que oferecem mesas e cadeiras para ver o comboio passar. Podem visitar por exemplo o Railway Café localizado aqui. Se quiserem ver os comboios a passar, verifiquem os horários afixados na própria rua ou nos cafés para não irem de véspera.
Considerações finais de Hanói
Adorei a cidade de Hanói e o seu caos. Não sei se conseguiria viver aqui, especialmente vinda de Singapura onde tudo é tão ordeiro e com as suas mil e uma regras às quais uma pessoa se acaba por habituar.
Mas voltaria seguramente a Hanói, e fiquei com pena de não ter ido também a Ho Chi Mihn (ex-Saigão), mas fica para uma próxima.
Não percas também o post Onde comer em Hanói, e encontra todos os posts sobre a nossa estadia no Vietname aqui.