Hoi An está situada no centro do Vietname e tem um clima bastante diferente de Hanói, que fica mais a norte. Já partilhei este link que descreve os diferentes climas do Vietname, e se espreitarem por Hoi An podem ver que esta região é propensa a inundações de setembro a novembro. Ora, nós viajámos em outubro, e a cidade de Hoi An esteve alagada poucos dias antes da nossa chegada, o que me deixou bastante ansiosa. Acabou por correr tudo bem e o tempo entretanto melhorou (yay!).
Para viajar para Hoi An, apanhámos um voo interno de Hanói para Da Nang com a VietJet, uma companhia low-cost. O voo correu bem, mas o regresso a Singapura com a mesma companhia foi péssimo porque o voo atrasou horrores, e eu só pensava na manhã de piscina que estávamos a perder.
No aeroporto de Da Nang apanhámos um táxi para Hoi An, que tinha sido agendado com o hotel onde iríamos ficar. Esta viagem demora cerca de 1h.
Algumas pessoas optam por ficar alojadas em Da Nang antes de irem para Hoi An, mas tenho para mim que Hoi An é um sítio muito mais giro para se ficar. Também podem sempre fazer um tour de um dia a Da Nang, mesmo ficando hospedados em Hoi An. Confesso que não tive muita curiosidade em conhecer Da Nang, já que não íamos ficar muitos dias, mas ficam aqui as atrações mais populares para vos ajudar a decidir se querem incluir Da Nang no vosso roteiro.
Atrações em Da Nang
Ba Na Hills e Golden Hands Bridge – o parque temático de Ba Na Hills fica localizado a cerca de 30km da cidade de Da Nang. Situado no meio das montanhas, foi contruído em 1919, durante a época colonial francesa, como um destino de férias para os franceses. Ao longo dos anos, o lugar foi sendo abandonado, até que o grupo vietnamita Sun renovou a área, transformando-a numa das principais atrações turísticas da região. Daqui podem apreciar as vistas da montanha, caminhar pela icónica ponte das mãos (Golden Hands Bridge), andar nos carrosséis do parque de diversões, ou ainda visitar o que se parece mesmo a uma vila francesa no meio do Vietname. Mais detalhes aqui.
Marble Mountains – as Montanhas de Mármore são um grupo de cinco picos de calcário que abrigam uma rede de grutas, torres e pagodas que prometem umas vistas incríveis.
Lady Budha Statue – esta é a estátua mais alta do Vietname, com 17 andares, situada na península de Son Tra.
Dragon Bridge – esta ponte em forma de dragão oferece vistas espetaculares da cidade de Da Nang. De sexta a domingo às 21h, o trânsito da ponte é temporariamente cortado para o show da ponte do dragão em que o dragão cospe fogo e água.
Aqui está uma sugestão de um tour com as principais atrações em Da Nang em Get Your Guide.
Voltando a Hoi An…
Em Hoi An sente-se a vibe de uma pequena aldeia, especialmente para quem chega do caos de Hanói, perfeita para descansar, que foi exatamente o que fizemos. Devo confessar que também senti um certo alívio ao poder caminhar nas ruas sem o stress de ter de travessar a estrada pelo meio das motas, como acontece em Hanói.
Vê também o post com dicas de onde ficar hospedado em Hoi An em Hotel em Hoi An, e o post O que fazer em Hoi An para ideias de atividades e passeios a fazer.
Embora não exista um post específico sobre compras em Hoi An, as lojas que incluí em Compras em Hanói também pode ser encontradas aqui em Hoi An.
*Este post contem links afiliados, e se efetuares uma reserva/compra através deles eu poderei ganhar uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para ti.