Antes de viajar para a Tailândia

Checklist com tudo o que precisam saber antes de embarcar para a Tailândia. Inclui informações sobre vistos, cuidados de saúde, compra de voos e outras dicas úteis.

Assim que decidirem viajar para a Tailândia, o mais difícil vai ser definir o vosso roteiro. Estes posts da Tailândia estão mais focados na nossa estadia em Phuket, mas sem dúvida que na vossa primeira visita ao país deverão incluir Banguecoque, e uma das ilhas para relaxar na praia. Na nossa primeira viagem optámos pelas ilhas Phi Phi como última paragem, e foi maravilhoso.

Se tiverem mais tempo, não deixem também de explorar as regiões do norte, como Chiang Mai e Chiang Rai.

No site oficial do turismo na Tailândia podem encontrar mais detalhe sobre cada uma das regiões do país.

Quando visitar a Tailândia

Outro fator a considerar na altura de planear o vosso roteiro é a época do ano em que vão viajar. A Tailândia, sendo um país vasto, é afetada pelas monções de verão e inverno de forma diferente, consoante a região. A época alta vai de novembro a fevereiro, sendo esta considerada a melhor altura para a visitar o país uma vez que a chuva é menos frequente, e as temperaturas são moderadas, variando entre os 27⁰C e os 31⁰C.

É sempre importante verificar as previsões meteorológicas para a região específica que pretendem visitar. Por exemplo, Phuket pode não ser a melhor opção para férias no verão europeu, uma vez que é a estação chuvosa (ou molhada). Já as ilhas de Koh Samui, na costa este, têm menos precipitação durante os meses de junho e julho, sendo uma escolha mais acertada para o verão. Aqui encontram um bom resumo do tempo esperado para cada região da Tailândia, mês a mês. A primeira vez que viajámos para a Tailândia foi em dezembro, e a segunda em janeiro, e apanhámos bom tempo das duas vezes.

Dica se viajarem na altura do Ano Novo Chinês

Uma dica importante para quem planeia visitar a Tailândia durante o Ano Novo Chinês: certifiquem-se de reservar com a maior antecedência possível. Esta é uma das épocas mais populares para viagens na Ásia, e os preços aumentam bastante à medida que a data se aproxima. O Ano Novo Chinês ocorre geralmente entre o final de janeiro e o início/meio de fevereiro, por isso, quanto antes fizerem as reservas, maiores as hipóteses de conseguirem melhores preços e mais opções de alojamento.

Tailândia
Voos na Tailândia

Quando tiverem definido o vosso percurso pela Tailândia, podem ver os voos disponíveis para cada um dos destinos no SkyScanner. Normalmente faço a compra diretamente no site da companhia aérea que tiver escolhido, tendo em conta o preço e os horários mais convenientes.

Na nossa primeira viagem à Tailândia, voámos de Banquecoque para Chiang Rai pela AirAsia, uma companhia aérea low-cost que também vende voos de outras companhias no seu site. De Chiang Rai para Chiang Mai, apanhámos um autocarro, que me recordo ter sido bastante confortável. De seguida, fizemos um novo voo interno pela AirAsia, desta vez de Chiang Mai para Phuket. Em Phuket, apanhámos um ferry que nos levou às Ilhas Phi Phi. Para os transportes de barco, recomendo que falem sempre com o hotel onde vão ficar, porque eles saberão melhor do que ninguém quais as opções disponíveis e horários.

Na viagem de Singapura para Phuket, voámos com a AirAsia, e no regresso utilizámos a Scoot.

Para a nossa próxima viagem à Tailândia, vamos ficar em Ko Lanta, e, nesse caso, iremos voar de Singapura para o aeroporto de Krabi. Se Ko Samui for o vosso destino, há também a opção de apanhar um voo direto para Ko Samui.

Vistos de entrada na Tailândia

Os requisitos de entrada na Tailândia podem ser consultados aqui. Atualmente, como podem verificar aqui, a lista de países isentos de visto à entrada da Tailândia soma 93 países. Como Portugal faz parte dasta lista, não precisámos de nos preocupar com a obtenção de visto. Basta seguir diretamente para a imigração à chegada do país.

O único requisito é que o passaporte tenha, no mínimo, uma validade de 6 meses.


Como já mencionei em posts anteriores, antes de viajarem, é muito útil consultarem o Portal das comunidades portuguesas. Além de informações gerais sobre o país, também podem encontrar contactos importantes para cidadãos portugueses, como o da Embaixada de Portugal em Banguecoque. Aqui também há uma secção dedicada aos cuidados de saúde, como vacinas recomendadas e outros alertas, como os níveis de poluição por exemplo.

Se não forem portugueses, recomendo que visitem o equivalente ao Portal das Comunidades do vosso país, pois certamente encontrarão informações úteis e atualizadas para a vossa viagem.

Posso beber água da torneira na Tailândia?

Tal como é habitual noutros países do sudeste asiático, convém lembrar que não devemos beber água da torneira. Deve-se beber apenas água engarrafada, e consumir bebidas com gelo apenas quando temos a certeza de que o gelo foi feito com água tratada. O mesmo cuidado deve ser tido ao lavar os dentes, em que não devemos usar água da torneira. Para quem viaja com crianças, é sempre uma boa ideia relembrar estes cuidados alguns dias antes da viagem.

Normalmente os hotéis oferecem água tratada para beber ou lavar os dentes, que é disponibilizada diariamente nos quartos.


Antes de viajar, costumo sempre comprar um pacote de dados móveis, que é muito útil para procurar restaurantes nas proximidades ou contactar guias e hotéis. Tenho usado a Airalo, que permite comprar pacotes de dados móveis através de um eSIM. Basta fazer o download da App, criar uma conta, selecionar o país e pacote de dados pretendido, pagar, e depois instalar o eSIM. Para mais detalhes, podes verificar aqui. Certifica-te também de que o teu telefone suporta o eSIM, o que podes fazer aqui.

Recomendo também que troques alguns Bahts (THB) antes de viajar, ou no aeroporto à chegada. Embora muitos restaurantes aceitem pagamentos com cartão, o dinheiro vai sempre dar jeito para mercados de rua, ou para as famosas massagens tailandesas na praia, por exemplo.

Por último, um conselho muito muito importante: não se esqueçam de comprar um seguro de saúde antes de viajar. Se tudo correr bem não vão precisar de o usar, mas em caso de algum acidente ou doença, pelo menos estão protegidos.

Não percas as minha sugestões de onde ficar hospedado em Phuket nos posts Hotel em Phuket (na praia) e Hotel em Phuket (na cidade velha), e descobre mais sobre Phuket no post O que fazer em Phuket.

*Este post contem links afiliados, e se efetuares uma reserva/compra através deles eu poderei ganhar uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para ti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *