As ilhas Similan formam um arquipélago de nove ilhas, como o próprio nome sugere, já que ‘Similan’ pode ser traduzido para “nove”. Estas ilhas são uma área protegida, declarada Parque Nacional, com um limite diário de turistas para preservar o ecossistema. Informações detalhadas sobre o parque podem ser encontradas aqui.
Apesar de já ter ouvido e lido opiniões em contrário, não achei que as ilhas tivessem assim tantos turistas, e até achei que estava muito tranquilo. Deu para estarmos à vontade na praia sem ter mil pessoas à nossa volta. Mas dependendo do dia ou da época do ano a experiência pode ser diferente.
Foto 1: Praia em ‘Ko Miang’, ilha n⁰4
Foto 2: Praia em ‘Ko Miang’, ilha n⁰4
Foto 3 Praia em ‘Ko Similan’, ilha n⁰8 e a maior das ilhas Similan
Existem poucos operadores a fazer este passeio, e os bilhetes podem ser adquiridos em agências de viagens, escolas de mergulho em Khao Lak / Phuket, ou até na receção do hotel onde estiverem hospedados. O nosso passeio foi organizado pela WOW Andaman e correu tudo muito bem.
O pacote inclui:
Antes de entrarmos no barco, o staff da WOW Andaman fez-nos um briefing do que seria o nosso dia, reforçando as boas práticas ao interagir com a vida selvagem, que é sempre bom lembrar a algumas pessoas.
A travessia até à primeira ilha demora cerca de hora e meia, e olhem que o barco tem não sei quantos motores e anda mesmo rápido! Felizmente ninguém do nosso grupo enjoou, mas percebo que não seja muito difícil acontecer. A tripulação ia-nos dando rebuçados que ajudam a prevenir os enjoos.
A certa altura da viagem o capitão desligou o barco para que pudéssemos ver uma família de baleias a passar, que privilégio!
A minha única critica neste passeio foram os tempos de espera. Foram-nos buscar muito cedo ao hotel, e houve algum compasso de espera desde o momento em que chegámos ao pier de Khao Lak, até à partida do barco. Isto porque saem 3 ou 4 barcos ao mesmo tempo, e algumas pessoas vêm de Phuket que é mais longe, e o tempo de viagem pode variar com o trânsito. Mas enfim, ainda assim valeu bem a pena termos acordado às 6 da manhã!
Este passeio está disponível apenas entre 15 de outubro e 15 de maio, quando o Parque Nacional reabre após o período de conservação.
Foto 4: Uma das paragens do passeio para snorkeling
Foto 5: Um dos muitos varanos que encontrámos na ilha. Enquanto almoçamos eles circulam por baixo das mesas.
Foto 6: A água transparente nas ilhas Similan
Vejam aqui as ofertas de passeios de um dia às ilhas Similan em Get Your Guide.
Considerações finais das ilhas Similan
Eu adorei o dia! Embora o snorkeling em si não tenha sido nada de especial, as praias são qualquer coisa de espetacular. A água azul-turquesa é completamente transparente e ainda quente!
Numa das ilhas em que parámos é possível subir até um miradouro, sendo que nós optámos por ficar a aproveitar aquela praia paradisíaca.
Foto 7: Formação rochosa onde é possível subir. Se olharem bem conseguem ver pessoas lá em cima.
Foto 8: No regresso a Khao Lak passámos por uma praia cheia de macacos
Passeio alternativo às ilhas Similan: ilhas Surin
Um outro passeio bastante popular que sai do mesmo pier é o das ilhas Surin. Estas ilhas ficam ainda mais afastadas da costa, e o tempo de viagem dura cerca de duas horas para cada lado.
Embora o snorkeling nas ilhas Surim seja considerado superior, a longa viagem pode ser um desafio, especialmente se estiverem a viajar com crianças.
Para mais sugestões sobre o que fazer em Phuket, não percam o post O que fazer em Phuket e também podes encontrar todos os posts sobre a nossa viagem à Tailândia aqui.
*Este post contem links afiliados, e se efetuares uma reserva/compra através deles eu poderei ganhar uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para ti.