Centro histórico de Phuket

Sugestões imperdíveis do que fazer na cidade velha de Phuket, desde passear pelas ruas da cidade, até às massagens ou museus.

Ficámos hospedados na chamada cidade velha de Phuket na última noite da nossa viagem, e num dia deu para passear pelas principais ruas e ver grande parte do centro histórico de Phuket.

Se ficarem mais dias, recomendo que façam um tour para verem também outras atrações mais afastadas da cidade como a estátua do Grande Buda ou visitar algum tempo.

Começo então este post com um breve resumo da história de Phuket, seguido de atividades a não perder pela cidade, terminando com a sugestão de tours caso tenham tempo e interesse.

Breve história de Phuket

A cidade de Phuket desenvolveu-se como um importante centro de extração e comércio de estanho no  século XIX. Esse boom atraiu trabalhadores e comerciantes de várias partes do mundo, criando uma mistura de culturas e religiões que persistem até aos dias de hoje.

Uma das maiores influências veio da China, com imigrantes que se estabeleceram e formaram famílias com mulheres tailandesas, criando uma cultura híbrida. Essa fusão é semelhante à cultura Peranakan, onde comerciantes chineses se casaram com mulheres malaias, resultando numa rica mistura cultural. A presença chinesa em Phuket é evidente nos santuários e na gastronomia, com restaurantes que combinam sabores tailandeses e chineses. Descubram mais sobre a cultura Peranakan aqui neste post sobre a Malásia.

A cidade mostra também fortes influências europeias, particularmente no estilo arquitetónico sino-português. Antes mesmo do auge da mineração, os portugueses que chegaram à região no século XVI devido à importância do porto comercial de Phuket, trouxeram consigo estilos de construção europeus. No entanto, ao contratar construtores chineses, o resultado foi uma fusão de estilos: elementos típicos da arquitetura europeia combinados com características chinesas. Com o tempo, comerciantes chineses que foram enriquecendo, adotaram e replicaram este estilo nas suas próprias casas. Este estilo também pode ser encontrado em Singapura, Penang e Malaca (Malásia).

Se quiserem saber mais sobre este estilo arquitetónico, visitem o museu Baan Chinpracha pois acredita-se que seja o primeiro exemplo de construção sino-portuguesa em Phuket.



E aqui seguem as sugestões de atividades no centro histórico de Phuket.

Passear pelas ruas da cidade velha

As famosas ‘shop-houses’ dominam as ruas e fazem deste local um verdadeiro museu ao ar livre. A cada passo que se dá encontra-se uma loja para espreitar, um café com uma fachada com azulejos giros, ou um mural de arte de rua que deu uma nova vida a uma parede velha.

Há 20 anos atrás, algumas destas ruas eram dominadas por ‘shop-houses’ abandonadas. Hoje a cidade de Phuket renasceu com uma nova energia à medida que novos negócios surgiram e transformaram estas ruas anteriormente desertas. Aqui estão três ruas imperdíveis no centro histórico de Phuket:

  • Phangnga Road
  • Thalang Road
  • Soi Romane
Centro histórico de Phuket
Phuket
Phuket
Compras

As ruas que acabei de listar são um verdadeiro paraíso para quem adora fazer compras. Há imensas lojinhas de roupa, acessórios, e também snacks locais de Phuket. Uma das minhas aquisições foi um vestido estilo tie-dye que é super popular por aqui.

Se tiverem a sorte de estar em Phuket num domingo, não percam o famoso mercado de rua em Thalang Road, que acontece das 16h às 22h. Embora eu não tenha conseguido visitá-lo, o mercado é considerado um dos pontos altos da visita à cidade. Aqui podem encontrar de tudo: comidas e bebidas locais, roupas, acessórios e, claro, souvenirs perfeitos para levar de recordação.

Fazer uma (ou mais) massagens

Se há algo que não pode faltar numa visita a Phuket, é experimentar as famosas massagens tailandesas. Em praticamente todas as ruas há uma grande variedade de opções de spas e centros de massagem.

Eu não me lembro do lugar onde fizemos a nossa, mas acredito que em qualquer lugar sejam boas! Este Kim´s Massage & Spa tem vários estabelecimentos espalhados pela cidade velha, incluindo na movimentada Thalong Road. Espreitem aqui.

Museu Phuket (Peranakanitat Museum)

Este museu dá a conhecer a cultura das pessoas nativas de Phuket, assim como dos primeiros imigrantes chineses que vieram trabalhar nas minas e deixaram uma marca profunda na cidade.

Apesar de não ser um museu extraordinário, recomendo-o para uma visita com crianças, porque quando fomos, havia várias atividades para crianças. A Maria Rita pelo menos não se queixou muito desta parte do passeio!

Podem encontrar todas as informações sobre horários de abertura e eventos na página do museu no Facebook.

centro histórico de Phuket
centro histórico de Phuket
Phuket
Sugestões de tours em Get Your Guide

Se procuras um tour mais completo pelo centro histórico de Phuket, espreita os links seguintes.

Phuket: Big Buddha, Wat Chalong and Town Guided Tour – neste tour tens a oportunidade de conhecer não só a cidade velha, mas também outros marcos icónicos, como a estátua do Big Budha e o templo Wat Chalong, com paragem pelos principais miradouros da cidade.

Old Town Cultural Heritage Tour with Dinner – este tour ocorre só aos domingos e inclui uma visita ao popular mercado de domingo na Thalang Road. O passeio começa com uma visita ao templo Wat Koh Siray, que tem umas vistas incríveis sobre Phuket, e depois segue-se a visita pelas ruas da cidade velha, terminando num jantar tradicional tailandês.

Considerações finais sobre o centro histórico de Phuket

Fiquei contente por termos deixado a praia de Khao Lak um dia antes para conhecer o centro histórico de Phuket, porque foi uma agradável surpresa. (Claro que a Maria Rita não achou o mesmo!)

Quando pensamos em Phuket, o que nos vem logo à cabeça são as praias, ilhas e resorts.  Mas vale a pena reservar um tempinho para conhecer mais sobre a cidade.

Confesso que me irritou um pouco a obsessão das pessoas em tirar fotos nos lugares ‘instagramáveis’, e acreditem que aqui há muitos. Parece que precisamos de pedir licença para passar nas ruas, ou esperar que alguém termine de tirar uma foto para podermos continuar a caminhar. Claro que este fenómeno não é exclusivo de Phuket, mas por algum motivo senti particularmente aqui! Ainda assim, não deixem de visitar!


Espreita também os tours gastronómicos sugeridos no post Onde comer na cidade velha de Phuket, e não percas o post com sugestões de alojamento na cidade velha.

Podes ainda encontrar todos os posts sobre as nossas viagens à Tailândia aqui.

*Este post contem links afiliados, e se efetuares uma reserva/compra através deles eu poderei ganhar uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para ti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *