Carta de condução para conduzir na Austrália
Se pretendes alugar um carro para conduzir na Austrália, este site tem informações muito úteis. Deves ter em conta que poderás precisar da Carta de Condução Internacional (International Driving Permit – IDP), caso a tua carta de condução não esteja em inglês.
Dica para quem tem carta de condução portuguesa
Quando estivemos em Portugal, aproveitámos para tratar da Carta de Condução Internacional na ACP. Para além de ter sido necessário tirar uma fotografia tipo passe (pensei que isto já nem se usasse), pagámos mais de 50 euros no total.
No dia da nossa viagem, já no aeroporto, descobri que afinal bastava apresentar a Certidão de Autenticidade da Carta de Condução em inglês. E o motivo pelo qual descobri isto, foi que a Carta de Condução Internacional tinha ficado esquecida em casa!
Felizmente a minha amiga Ana, que também ia para a Austrália, tinha confirmado com a rent-a -car, que para cartas de condução portuguesas, esse certificado era suficiente. Foi o que nos safou! Num instante entrámos neste link, e agilizámos o processo. Demorou cerca de um dia até a referência multibanco ficar válida para pagamento, e o custo foi pouco mais de 5 euros. Concluindo, tinha-nos saído muito mais barato se soubéssemos disto antes.
Como obter a Certidão de Autenticidade da Carta de Condução (cartas portuguesas)
Segue estes passos para obteres o documento online:
Depois é só imprimir e mostrar o documento no rent-a-car ao levantar o carro.
Alugar carro na Austrália
Reservei o carro na Europar de Fremantle com alguma antecedência para ter o desconto de reserva antecipada. Como mudámos os planos durante a viagem, também houve uma alteração nas datas da reserva, mas correu tudo bem, e eles não cobraram os dias que tínhamos reservado inicialmente.
Ao andarmos na estrada, apercebemo-nos que o rent-a-car no birds era super popular, por isso sugiro que espreitem os preços por lá, porque talvez sejam mais simpáticos.
Dica para quem viajar de carro no verão da Austrália
Se vão conduzir na Austrália durante o verão, vejam este site que mostra os incêndios florestais ativos na Austrália Ocidental. Os fogos são frequentes nesta altura do ano, e pelo que me pareceu as autoridades são bastantes rápidas a reagir, e encerram logo as estradas em caso de perigo. Ainda assim, é sempre melhor verificarem a situação no site antes de seguirem viagem. Infelizmente, os incêndios fazem parte da realidade australiana e ocorrem todos os anos.
Apesar de não ter conduzido, essa tarefa ficou para o Hélio, achei tudo bastante tranquilo, pelo menos no percurso que fizemos. Pareceu-nos que os australianos são bastante tranquilos a conduzir, e não vimos ninguém impaciente ou a buzinar. Os limites de velocidade são respeitados, e na Austrália Ocidental não há portagens nas vias rápidas.
Não percas também os posts:
E ainda os posts sobre Fremantle e a região de Margaret River (a sair em breve).