O que fazer em Perth

Sugestões de atividades a fazer em Perth. Inclui a popular visita ao deserto Pinnacles, o Kings Park, entre outros lugares a não perder.

Neste post vou incluir sugestões de atividades a fazer em Perth ou a partir de Perth. Inclui a popular visita ao deserto Pinnacles, uma das principais atrações da cidade, o Kings Park, um museu, passeios de um dia fora da cidade, e até sugestões de praias.

Pinnacles Desert

Marquei este passeio com a Lumineer Adventure Tours com bastante antecedência porque queria muito fazê-lo, e este é um tour muito popular.

A excursão teve início às 14h no ponto de encontro combinado, e incluiu uma paragem nas dunas de areia de Lancelin, onde pudemos descê-las de prancha. Apesar de estar um bocadinho receosa, foi muito divertido.

Lancelin Sand Dunes, Perth

Foto 1: Dunas de areia de Lancelin

Lancelin Sand Dunes, Perth

Foto 2: Esta foi a duna que descemos de prancha

Quando chegámos ao Deserto de Pinnacles, estava uma ventania desgraçada, mas horrível mesmo, daquelas que até dói com a areia a bater-nos. Eu só me apetecia chorar o dinheiro mal gasto, porque a certa altura nem dava para aproveitar a paisagem. Felizmente o vento acalmou já na hora que estavam a servir o jantar, e tivemos uma das melhores experiências de sempre  ao ver os céus iluminados a partir do deserto. Nunca tinha visto nada assim, e foi inesquecível. As fotos não fazem jus ao momento, mas dá para ter uma ideia. E ainda tivemos o bónus da visita de um emu enquanto o jantar estava a ser preparado.

Pinnacles Desert, Perth

Foto 3 e 4: Deserto de Pinnacles ao final do dia

Pinnacles Desert, Perth

O pessoal do tour sabia imenso sobre astronomia, e com os telescópios deles conseguimos ver Vénus, uma lua de Júpiter, e até os anéis de Saturno com uma nitidez impressionante.

Pinnacles Desert, Perth

Foto 5: Foto possível do céu estrelado visto do Deserto de Pinnacles

O nosso guia não era dos mais simpáticos da equipa, e eu até tinha alguma dificuldade em perceber o que ele dizia, mas no balanço geral recomendo muito este tour. Mesmo com o vento forte, a vista do céu estrelado superou todas as expectativas.

Curiosidade sobre o Deserto de Pinnacle

Dizem que certas áreas do Deserto de Pinnacles possuem energias muito fortes, e quem é ligado às espiritualidades consegue senti-las. Por isso, se gostas destas coisas deves marcar um tour particular, uma vez que só assim poderás ir a esses lugares mais remotos que têm várias lendas e misticismos por trás.


Marca o teu tour até ao Deserto de Pinnacles em Get Your Guide.

Kings Park

O Kings Park é o principal parque da cidade de Perth, e abriga também o Jardim Botânico da Austrália Ocidental.  Recomendo muito a visita, mais não seja pela vista dos miradouros com vista para o centro da cidade, e para o rio Swan.

Se tiveres cerca de 2h disponíveis para visitar o parque, passa pelo Centro de Visitantes para ver se há algum passeio guiado a que te possas juntar. Nós tivemos sorte porque estava mesmo a sair um tour gratuito feito por voluntários do parque, e foi uma excelente forma de aprender mais sobre a fauna, flora e história local.

Um dos autocarros gratuitos de Perth, o blue CAT, passa pelo centro da cidade, e tem uma paragem mesmo no Kings Park, pelo que este é um passeio absolutamente gratuito.

Dica para quem viaja com crianças

Dirijam-se ao Centro de Visitantes e peçam uma folha de atividades para os mais pequenos. Uma das atividades consiste em encontrar certas espécies de plantas ou animais durante a visita ao parque, e olhem que esta caça ao tesouro é entretenimento garantido.

Kings Park, Perth

Foto 6: Miradouro Kaarta Gar-Up no Kings Park

Kings Park, Perth

Foto 7: Umas das muitas espécies de palmeiras do Kings Park

Kings Park, Perth

Foto 8: Flor pata de canguru

WA Museum Boola Bardip

Este é mais um programa gratuito se visitares o museu Boola Bardip durante o verão australiano, e também acessível através de uma paragem do autocarro gratuito blue CAT.

Perth

Foto 9: Entrada do museu Boola Bardip

Perth

Foto 10: Uma das fachadas do museu WA Boola Bardip

Assim que  entrámos no museu, recomendaram-nos começar a visita pelo terceiro andar, dedicado à biodiversidade da Austrália Ocidental, e ir descendo aos poucos. Entretanto acabámos por ficar sem tempo porque o museu fecha às 17h, e já não consegui ver com calma o primeiro piso, que na altura tinha uma exposição de arte aborígene. Por isso fica a dica para veres o que está em exposição no momento, para depois decidires como queres organizar a visita. O museu é bastante interativo, e por isso um excelente programa para fazer com crianças.

Dica extra

Não deixes de visitar a loja do museu, que fica junto à entrada. Tem coisas muito giras, incluindo peças de decoração e quadros de arte aborígene.

WA Museum Boola Bardip, Perth

Foto 11 e 12: Pinturas das culturas aborígenes na Galeria de Exposições Especiais. Spinifex People: Artes e Histórias de Pila Nguru.

WA Museum Boola Bardip, Perth

Elizabeth Quay

Elizabeth Quay é uma das zonas mais emblemáticas de Perth, com vistas incríveis sobre o rio, e um ambiente bastante animado.

  • Barrack Square Jetty – é deste cais que saem os barcos para passeios no rio Swan ou para a ilha de Rottnest.
  • Letreiro de Perth – não te esqueças de tirar uma foto junto ao letreiro de Perth, perto da Bell Tower.
  • Passeio em família – se tiverem crianças podem ainda passar por este parque infantil que fica um bocadinho antes da ponte Elizabeth Quay.

Cruzeiro com almoço – se estiverem interessados em fazer um passeio de barco nas margens de Perth e Fremantle, espreitem este em Get Your Guide, que está muito bem recomendado.

Perth

Foto 13: Vista de Elizabeth Quay

Perth

Foto 14: Ponte de Elizabeth Quay

Ilha de Rottnest

Ou Rotto, como é conhecida entre os australianos (ou aussies), que adoram arranjar diminutivos para tudo.

O nome Rottnest vem do holandês ‘Rattennest’, que significa ‘ninho de ratos’. É que esta ilha que é hoje famosa pelos seus habitantes fofinhos Quokkas, foi apelidada assim no século XVII porque os pequenos marsupiais foram confundidos com ratos.

Descobre tudo sobre o passeio de um dia à ilha de Rottnest no post completo Rottnest Island, onde explico como chegar de ferry, atividades, e tudo o que precisas saber para aproveitar esta ilha com paisagens únicas.

Visitar Fremantle

Fremantle – ou Freo, como os locais lhe chamam – é a cidade com o maior porto marítimo da Austrália Ocidental e, sem dúvida um destino que vale a pena incluir no teu roteiro.

Para saber onde ficar, o que fazer e onde comer em Fremantle, podes ver os posts completos aqui:

Mesmo que não fiques hospedado em Fremantle, podes visitar esta cidade a partir de Perth, já que Freo fica a uma distância de 30 minutos de comboio (com partidas a cada 12 minutos), ou 30 minutos de carro se tiverem alugado carro.

Nós fomos de comboio a partir da estação central de Perth, e foi muito simples lá chegar. Da estação de comboios em Fremantle apanhámos um autocarro para o centro porque tínhamos malas, mas facilmente também se vai a pé.

Caversham Wild Park

Se quiserem ver koalas durante a vossa visita à Austrália Ocidental, este parque é uma excelente opção para passar o dia (os koalas não são nativos desta região já agora).

O Caversham Wild Park abriga uma variedade imensa de espécies selvagens, e tem excelentes recomendações, especialmente para quem viaja com crianças, que costumam adorar esta visita.

Inicialmente estava nos planos visitar o parque, mas depois fizemos algumas alterações no roteiro e já não deu. Fica aqui então o link para descobrirem tudo sobre o Caversham Wild Park.

Praias próximas de Perth

Não chegámos a conhecer as praias de Perth porque planeámos as idas à praia para a região de Margaret River. No entanto, há algumas opções na região de Perth e ficam aqui algumas ideias se quiseres explorar a costa:

Fica a cerca de 30 minutos de carro de Perth e é conhecida pelas suas águas azul-claras, onde é possível fazer, entre outras coisas, snorkelling e kite surf. Nesta praia há ainda um navio afundado junto à costa desde 1905, e que é hoje uma paragem obrigatória para quem gosta de ver a vida marinha.
Esta praia tem também uma rede de proteção para tubarões, mas convém sempre ter cuidado, porque não há muito tempo da data em que escrevo este post, foi apanhado um tubarão na rede.

Fica a cerca de 20 minutos a norte de Perth, e é muito procurada por surfistas ou bodyboarders. Esta praia tem ainda várias opções de cafés e bares com vista para o mar, e conta com animação durante os meses de verão.

Gigantes de Mandurah

Trata-se de uma exposição ao ar livre com esculturas de gigantes, criadas pelo artista Thomas Dambo, feitas a partir de madeira reciclada. No total existem seis gigantes para descobrir nesta instalação, que estará aberta ao público gratuitamente atá ao final de 2026. Mandurah fica a cerca de uma hora de Perth. Descubram mais aqui.

Podem ainda optar por fazer um passeio de barco, onde além de verem os Gigantes de Mandurah, terão oportunidade de avistar golfinhos no seu habitat natural. Marca o teu tour em Get Your Guide.

Considerais finais sobre Perth

Uma das coisas que mais me impressionou no centro de Perth foi a quantidade de sem-abrigo nas ruas, e muitos pareciam ter ou ter tido problemas com drogas. Não me senti insegura, mas deixava-nos sobretudo em estado de alerta, principalmente porque algumas pessoas desatavam a gritar do nada no meio da rua. Apesar de ter gostado da vibe da cidade, esta zona do centro não me pareceu um sítio top para se viver, ainda assim recomendo vivamente para quem vai conhecer Perth pela primeira vez.

Quando chegámos a Perth de carro, vindos do Sul, passámos por zonas residenciais que nos pareceram muito mais agradáveis, como South Perth. Por isso, se procuram uma zona mais familiar para explorar Perth, sugiro que procurem um destes subúrbios mais residenciais.

Durante a nossa estadia em Perth não precisámos de carro, já que os transportes públicos funcionam bastante bem, e há também uma grande rede de Uber. Ainda assim, se quiserem visitar algumas das  atrações que mencionei como o Caversham Wild Park, talvez seja melhor alugar um carro. (Vejam o post Conduzir na Austrália para mais detalhes sobre como alugar carro).

Em Perth não faltam coisas para fazer, e tenho a certeza de que não se irão arrepender de incluir esta cidade no vosso roteiro.


Não percas também os posts em baixo para mais dicas sobre como melhor conhecer a cidade:

*Este post contem links afiliados, e se efetuares uma reserva/compra através deles eu poderei ganhar uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para ti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *