Chegada a Koh Rong

Aqui encontras tudo sobre a nossa viagem de Siem Reap até à ilha paradisíaca de Koh Rong, com alguns contratempos pelo caminho. O que esperar desde a aterragem no aeroporto de Sihanoukville até ao nosso destino final, a Pagoda beach na ilha de Koh Rong.

A ilha de Koh Rong foi o nosso segundo destino no Camboja, e o primeiro passo para lá chegarmos foi apanhar um voo interno de Siem Reap para Sihanoukville com a “Cambodia Angkor Air”. O voo dura cerca de uma hora.

Como mencionei no post Hotel em Siem Reap, na manhã da nossa partida de Siem Reap, recebi uma mensagem do hotel em Koh Rong a informar que as autoridades portuárias tinham cancelado os ferries de Sihanoukville para Koh Rong por causa do mau tempo.

Entretanto, o nosso voo atrasou algumas horas, e enquanto esperávamos, estive desesperada à procura de um hotel para passarmos a noite em Sihanoukville. Quase quase que reservei o Sahaa Beach Resort, mas decidi esperar, e ainda bem, porque passado um bocado recebi outra mensagem do hotel a informar que autoridades estavam agora a permitir as travessias de barco, e que me informariam assim que tivessem mais novidades.

Mais tarde, recebi uma mensagem da empresa que faz as travessias de barco (Pagoda Speed Ferry) a acertar a partida para Koh Rong para o dia seguinte às 13h. Isto não ficou por aqui, e já depois de aterrarmos em Sihanoukville recebi outra mensagem do hotel, em como a Pagoda Ferry estava disposta a fazer a travessia na próxima hora se pagássemos um bilhete extra, porque não havia o número mínimo de pessoas necessário para fazerem a viagem. Claro que dissemos que sim, e lá fomos diretos para o porto de Sihanoukville de carro privado que tinha sido organizado pelo hotel.

O trajeto de cerca de 30 minutos do aeroporto até ao porto marítimo de Sihanoukville foi bastante deprimente. O que já foi um dia um lugar turístico de praia é hoje um campo de prédios em construção abandonados. Nos últimos 10 anos, a cidade de Sihanoukville recebeu um investimento gigantesco de capital chinês para a construção de casinos, resorts, e prédios de habitação. Em 2019, uma alteração na lei que proibiu o jogo on-line, entre outras regulamentações, e mais tarde a pandemia de COVID-19, fez com que houvesse um abandono de toda esta construção que persiste até ao dia de hoje. O turismo chinês está lentamente a voltar, e fica a pergunta se o investimento no Camboja também voltará com ele, e se em algum dia aqueles edifícios serão concluídos.  

O transporte de barco foi organizado pelo hotel e tem um custo de 17 USD por pessoa por trajeto. No porto de Sihanoukville, além das empresas que fazem a travessia de barco para as ilhas, há também um 7-Eleven, que pode ser útil para comprar bebidas e snacks para levar para o hotel em Koh Rong, pois na Pagoda Beach, onde ficava o nosso hotel, não existem lojas próximas. Infelizmente já não fui a tempo de ir abastecer, mas acabou por nem fazer muita falta, já que tivemos a sorte de uma família que estava no hotel gentilmente nos ter oferecido um cacho de rambutão, uma fruta típica do sudeste asiático.

Já no ponto de embarque, conhecemos a outra família que iria fazer a travessia de barco connosco (eles também aceitaram pagar um bilhete extra), e lá fomos nós de speedy boat em direção à Pagoda Beach em Koh Rong. Esteve sempre a chover, mas o mar não estava muito agitado, e a viagem que durou cerca de 40 minutos foi até tranquila.

O mesmo não posso dizer da viagem de regresso para Sihanoukville, que não correu nada bem, ver post Partida de Koh Rong.

Depois de chegarmos ao pontão da Pagoda beach, fomos recebidos com guarda-chuvas pelo staff do hotel que prontamente levou as nossas malas.  Seguiu-se uma caminhada de uns 600metros pela praia, até finalmente chegarmos ao nosso hotel.

Koh Rong
Koh Rong

Com todos os contratempos relativamente a haver ou não travessia de barco para Koh Rong, foi imprescindível ter um cartão de dados móveis para comunicar com o hotel e com a empresa dos barcos. Por isso, recomendo mesmo que comprem um e-SIM na Airalo para estarem sempre comunicáveis nas vossas viagens. Basta fazer download da App, criar uma conta, escolher o país e pacote de dados pretendido, pagar, e depois instalar o eSim. Vê mais detalhes aqui.

Verifica se o teu modelo de telefone suporta eSIM aqui.  


Vê o hotel onde ficámos hospedados no post Hotel em Koh Rong, e descobre mais sobre Koh Rong no post O que fazer em Koh Rong

*Este post contem links afiliados, e se efetuares uma reserva/compra através deles eu poderei ganhar uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para ti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *