Para ver os requisitos de entrada na Malásia, como a necessidade ou não de visto, vacinas etc., costumo consultar a página do Ministério dos Negócios Estrangeiros de cada país, no caso da Malásia pode-se ver aqui quais os países para os quais é obrigatório visto.
Para portugueses, como eu, não é necessário visto de entrada, sendo suficiente possuir um passaporte válido por um período mínimo de 6 meses.
Também devemos sempre consultar a página dos Negócios Estrangeiros ou equivalente do país da nossa nacionalidade. No meu caso consulto o Portal das Comunidades Portuguesas, que tem informação útil para viajantes com passaporte português por país de destino, e que para a Malásia é este o link.
Aqui é possível ler alertas sobre a ocorrência de roubos a estrangeiros, sobretudo por esticão. Por isso nada de andar com os passaportes e coisas de valor durante os passeios pela Malásia. Isto vai de encontro também ao que ouço dizer em Singapura, especialmente para quem viaja de carro próprio de Singapura, que é preciso ter cuidado redobrado. Não sei se realmente sofremos uma tentativa de roubo, mas tivemos uma sensação estranha quanto tentámos levantar dinheiro num ATM num sítio meio manhoso, mais detalhes no post Chegada a Malaca.
O Portal das Comunidades Portuguesas tem também informações úteis sobre cuidados de saúde, mas para este assunto eu consulto também o site TravelHealthPro, que tem informação muito mais detalhada sobre cuidados de saúde, incluindo riscos associados a dengue, malária, etc., bem como as vacinas recomendadas para cada destino. Este site está direcionado para viajantes do Reino Unido, por isso nem tudo poderá ser aplicável para toda a gente. Informação sobre a Malásia aqui.
Para além disso, é crucial comprarem um bom seguro de saúde antes de viajar. Os seguros podem ser feitos por destino de viagem, ou até anuais para uma determinada lista de países.
Relativamente aos voos, costumo usar o SkyScanner para ver as possibilidades de voo(s) que existem para um determinado lugar, e depois faço a compra diretamente no site da companhia aérea que tiver escolhido tendo em conta o preço e horários mais convenientes.
Para as minhas viagens costumo também comprar um pacote de dados móveis que dá sempre jeito para comunicar com o hotel ou guias em caso de atrasos de voos por exemplo. Se a minha rede em Singapura (Singtel) não tiver um pacote de dados disponível para determinado país, uso a Airalo que permite comprar pacotes de dados móveis através de um eSIM. Basta fazer download da App, criar uma conta, escolher o país e pacote de dados pretendido, pagar, e depois instalar o eSIM. Vê mais detalhes aqui e verifica se o teu modelo de telefone suporta o eSIM aqui.
Vê também o post Chegada a Malaca para mais detalhes de como viajar para Malaca de Singapura.
*Este post contem links afiliados, e se efetuares uma reserva/compra através deles eu poderei ganhar uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para ti.