Antes de viajar para o Vietname

Checklist de tudo o que precisam saber antes de viajar para o Vietname. Inclui informações sobre vistos, cuidados de saúde, compra de voos e outras dicas úteis.

A nossa viagem para o Vietname teve um começo bastante atribulado porque estivemos quase até à última para receber os vistos para entrar no país. Por isso, começo por este tema dos vistos que dá sempre muito que falar, seguido de outras dicas sobre quando viajar para o Vietname, cuidados a ter na viagem, e ainda como ter dados móveis no telefone em viagem.

Visto de entrada no Vietname

O ideal é submeter o pedido do visto com 15 a 20 dias de antecedência à data da viagem, uma vez que o visto só fica válido a partir da data de entrada que indicarem no formulário. O pedido para o E-visa (visto eletrónico) deve ser feito na página oficial da Imigração, clicando onde diz “1. For outsider Vietnam foreigners, click here”.

Na página seguinte é tudo explicado direitinho, incluindo o valor a pagar de $25 por pessoa. Atenção que o visto não é enviado por e-mail, nem recebem nenhuma notificação a avisar de que está disponível para download. Neste site lê-se que o visto normalmente demora cerca de três dias úteis a ser processado. No meu caso, pedi o visto num sábado, e ele ficou disponível na quinta-feira seguinte de manhã. Mas atenção que soube de várias pessoas cujo processamento demorou mais, e algumas até ficaram sem viajar. Especialmente em casos em que foram pedidas informações adicionais após a submissão do pedido, ou em datas próximas de feriados importantes no Vietname, como o Ano Novo Lunar em que todo o país fica praticamente parado por uma semana.

Para o pedido do E-visa vão precisar de uma foto tipo passe, e de submeter um pedido por pessoa, incluindo um pedido separado por criança. Após a submissão do formulário e de efetuado o pagamento, receberão no vosso e-mail a confirmação do pedido, com um link e o código de registo. Este código deve ser utilizado para consultar no link indicado, o estado do pedido, e fazer o download do visto assim que estiver pronto. É ainda necessário imprimir o visto para apresentar à entrada no Vietname.

Em situações urgentes, caso não consigam obter o visto a tempo, podem recorrer uma agência autorizada que normalmente consegue processar os vistos em tempo record, claro que com um custo bastante alto. Aqui fica esta recomendação caso precisem de usar este serviço expresso.

Nesta secção da página oficial do turismo do Vietname, podem encontrar as últimas novidades sobre requerimentos de vistos, incluindo a lista de países isentos de visto.

Independentemente do tipo de visto que escolham, é sempre obrigatório possuir um passaporte válido por um período mínimo de seis meses.

Roteiro para visitar o Vietname

Espreitem a página oficial do turismo do Vietname, Vietnam Travel, onde poderão encontrar mais sobre os imensos sítios a visitar no Vietname. Dependendo do tempo que tiverem disponível para a viagem, e do tipo de programa que mais gostam, vão precisar fazer algumas escolhas.

A nossa viagem durou nove dias (era suposto serem oito), e optámos por incluir Hanói, bate e volta a Ninh Binh, uma noite em Halong Bay e, por último, Hoi An. A Maria Rita só tinha quatro anos na altura, por isso fui conservadora e planeámos umas férias mais relaxadas, mas fosse ela mais velha talvez tivesse incluído também Sapa e Ho Chi Mihn (antiga Saigão), com mais uns dias de viagem claro. Por isso, é importante pensar com antecedência no vosso roteiro, e comprar os voos internos caso seja necessário.

Para pesquisar opções de voos, costumo usar o SkyScanner para ver as opções disponíveis para um determinado destino, e depois fazer a compra diretamente no site da companhia aérea que tiver escolhido, tendo em conta o preço e os horários mais convenientes.

Quando visitar o Vietname

O Vietname tem diferentes estações do ano, e dependendo da altura do ano em que viajarem, vão precisar de um ou mais casaquinhos. Além disso, dependendo da região do Vietname que pretendem visitar, vão encontrar diferentes climas para a mesma época. Os meses de março e abril são geralmente considerados ideais para visitar todo o país, com temperaturas amenas e menos probabilidade de chuva.  

aqui o clima em detalhe para as diferentes regiões do Vietname.

Nós visitámos o Vietname em outubro, que é Outono nas regiões a Norte (Hanói e Halong Bay). Em Hanói, esteve sempre calor, e em Halong Bay,  menos calor durante o dia com as noites mais fresquinhas. Já em Hoi An, a estação seca vai de fevereiro a junho, sendo que nos meses de setembro a novembro é comum chover muito, e a região fica propensa a inundações. Tivemos a sorte de apanhar só um dia de chuva em Hoi An, mas na semana anterior à nossa visita, a cidade tinha ficado completamente alagada.

Por isso, se planeiam visitar várias regiões do Vietname, vejam sempre as previsões para o vosso itinerário.

Vietname

Foto 1: paisagem em Halong Bay

Vietname

Foto 2: vista da cidade velha de Hoi An

Dica se viajarem na altura do Ano Novo Lunar

O Ano Novo Lunar é a maior celebração no Vietname, e acontece entre o final de janeiro e o início/meio de fevereiro. Na semana do Ano Novo Lunar, tudo o que é organismos públicos ficam fechados, e é tradição os vietnamitas reunirem-se com as suas famílias, pelo que é uma altura muito procurada para viagens internas por todo o país. Muitas lojas e restaurantes também acabam por fechar porque as pessoas tiram férias nessa altura, e claro, os guias turísticos também ficam mais limitados. Tendo isto em conta, talvez esta não seja a melhor altura para visitar o Vietname. Por outro lado, também poderão encontrar as ruas das principais cidades mais desertas, e ainda apreciar os altares de oferendas decorados com flores que emergem pelas ruas das cidades vietnamitas.  


Depois de estarem alertados sobre o problema dos vistos-que-não chegam-a-tempo, e de escolherem o vosso itinerário, podem procurar mais informações úteis sobre o Vietname através da página dos Negócios Estrangeiros ou equivalente do país da vossa nacionalidade. No meu caso consulto sempre o Portal das Comunidades Portuguesas, que oferece informações para viajantes com passaporte português por país de destino. Para o Vietname, o link é este.

O Portal das Comunidades Portuguesas tem informações sobre os requisitos de entrada no país, segurança, e cuidados de saúde. Se bem que para questões de saúde mais detalhadas, costumo também consultar o site TravelHealthPro. Este site fornece informações mais abrangentes, incluindo os riscos associados a doenças como dengue, malária, etc., bem como as vacinas recomendadas para cada destino. É importante notar que este site é direcionado para viajantes do Reino Unido, por isso nem todas as informações podem ser aplicáveis a toda a gente. Para informações específicas sobre o Vietname consultem aqui.

Não beber água da torneira no Vietname

Uma outra recomendação muito importante para quem viaja para o Vietname é a de beber apenas água engarrafada, e consumir bebidas com gelo apenas quando temos a certeza de que o gelo foi feito com água tratada. O mesmo cuidado deve ser tido ao lavar os dentes, em que não devemos usar água da torneira. Para quem viaja com crianças, é sempre uma boa ideia relembrar destes cuidados uns dias antes da viagem, porque sempre vão ficando com alguma coisa na cabeça (digo eu). Normalmente os hotéis oferecem água tratada para beber ou lavar os dentes, que disponibilizam diariamente nos quartos.

Dados móveis no Vietname

Antes de viajar, também costumo comprar um pacote de dados móveis que dá sempre jeito para vermos mapas em viagem, ou para contactar guias e hotéis. Uso a Airalo, que permite comprar pacotes de dados móveis através de um eSIM. Basta fazer o download da App, criar uma conta, selecionar o país e pacote de dados pretendido, pagar, e depois instalar o eSIM. Para mais detalhes, podes verificar aqui. Certifica-te também de que o teu modelo de telefone suporta o eSIM, o que podes fazer aqui


Vê também o post Chegada a Hanói para mais detalhes sobre como viajar para Hanói a partir de Singapura, primeiras impressões e planos para conhecer Hanói.

*Este post contem links afiliados, e se efetuares uma reserva/compra através deles eu poderei ganhar uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para ti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *