Desde que estou em Singapura que tenho curiosidade de ir a Malaca, na Malásia, que fica apenas a cerca de 230Km de distância, e 3 horas de carro daqui. É que Malaca, ou Melaka, como também é conhecida em malaio, foi um território português em séculos que já lá vão. Podem ver mais sobre a influência portuguesa em Malaca, e as ruínas que ficaram da sua presença na região, no post O que fazer em Malaca.
Como os meus pais nos vieram visitar a Singapura em agosto, achei que era de aproveitar, até porque como eu sempre digo, não vale a pena vir da Europa para Singapura e só ficar em Singapura, com tantos outros países para conhecer aqui tão perto.
Optámos por ir de carro privado que marquei aqui, mas também há a opção de ir para Malaca de Singapura de autocarro com a Luxury coach por exemplo. Aparentemente o autocarro é bastante confortável, o único senão é que é preciso sair do autocarro na fronteira de Singapura com a Malásia, para mostrar o passaporte na Imigração, o que normalmente demora algum tempo por causa das filas (e depois igual no regresso a Singapura também). A fronteira para a Malásia é de evitar aos sábados de manhã, e especialmente o regresso a Singapura aos domingos, pelo que ouço dizer, esta viagem de regresso pode ser MUITOOO demorada, tipo 8 horas de autocarro no total.
Por já ter ouvido estas histórias de horas e horas de espera na fronteira, marquei a ida para Malaca a um domingo, e como juntámos também a visita a Kuala Lumpur depois de Malaca, regressámos a Singapura de avião pela AirAsia.
Os contactos com a empresa de carros privados foram feitos via WhatsApp, e à hora marcada cá estava o nosso motorista. A viagem durou cerca de três horas e meia, e realmente de carro foi muito tranquilo passar a fronteira. A fila para o controle de Imigração não era muito grande, e precisámos só de mostrar os passaportes que nos foram depois rapidamente devolvidos, e sem ter de sair do carro. Vê também o post Antes de Viajar para a Malásia para mais detalhes sobre requisitos de entrada e outras dicas úteis para a preparação da viagem.
Dica para levantar dinheiro em Malaca
Em Malaca, e depois em Kuala Lumpur também, conseguimos pagar muita coisa com cartão, no entanto, para despesas mais pequenas, e nos mercados convém sempre ter algum dinheiro. Assim, levantámos dinheiro local, o Ringgit, numa ATM. A primeira vez que tentámos levantar dinheiro estávamos um bocadinho afastados do centro histórico, num centro comercial meio deserto, e a ATM apesar de estar a demorar mais tempo do que o normal, começou também a fazer uns barulhos esquisitos, ao que cancelamos imediatamente a operação. Às vezes ouve-se histórias de que os cartões podem ser copiados dentro da própria ATM, por isso convém sempre ter cuidado.
Recomendo que se levantarem dinheiro, que o façam num lugar mais central, por exemplo na ATM dentro da loja 7-Eleven nas ruas principais do centro histórico de Malaca, a rua Jalan Hang Jebat. E como normalmente os bancos cobram uma taxa por cada levantamento, mais vale fazerem um cálculo de quanto vão precisar, e tentar levantar dinheiro só uma vez, se possível.
Vê também o post Hotel em Malaca / Melaka para sugestões de onde ficar hospedado em Malaca, e encontra aqui todos os posts sobre a nossa estadia na Malásia, incluindo Kuala Lumpur.