Cultura Peranakan em Malaca

Uma explicação da cultura Peranakan em Malaca, na Malásia, uma fusão única de influências chinesas e malaias.

Ao longo destes posts sobre Malaca, já devem ter encontrado a palavra Peranakan umas centenas de vezes, mas afinal, o que é isto de Peranakan? Peranakan significa “local born” (nascido localmente), e é uma identidade que se começou a formar quando comerciantes chineses se casaram com mulheres locais e adotaram a língua, práticas e costumes locais do Sudeste Asiático.

Assim, uma das principais culturas em Malaca é a cultura Peranakan, uma fusão eclética das culturas locais malaia e chinesa, resultante dos casamentos entre comerciantes chineses vindos da China e noivas locais de descendência malaia, e da adoção dos seus costumes locais. Os homens Peranakan são conhecidos como Baba, e as mulheres são conhecidas como Nyonya.

Esta cultura é famosa pela sua culinária distintiva (daí se encontrar em Malaca muitos restaurantes que servem comida Nyonya), trajes tradicionais coloridos, mobiliário elaborado, e pelas suas cerimónias e rituais. A cultura Peranakan de Malaca representa uma rica herança multicultural que incorpora elementos de ambas as culturas na sua língua, culinária, e tradições religiosas.

Peranakan
Peranakan

A herança da cultura Peranakan (também conhecida como “Straits Chinese” – chineses do Estreito) pode ser encontrada em três lugares do mundo:

  • Malaca, na Malásia
  • Ilha de Penang, na Malásia
  • Singapura (mais detalhes em breve nos próximos posts sobre Singapura, para já também sugiro uma visita ao renovado Museu Peranakan, ou uma visita à NUS Baba House para descobrirem mais sobre a cultura Peranakan em Singapura)

Não percas o post com o guia completo sobre O que fazer em Malaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *