Halong Bay

Aqui encontram o relato do nosso passeio de dois dias e uma noite em Halong Bay para vos ajudar a planear o vosso cruzeiro, e saber o que esperar da programação a bordo.

Como já tinha dito no post Chegada a Hanói, todos os tours em Hanói foram organizados pela Handspan Travel. Optámos por passar uma noite em Halong Bay, umas das 7 Maravilhas da Natureza e também Património Mundial da UNESCO, o que para mim foi suficiente, mas também há a opção de duas noites.

Uma van foi-nos buscar ao hotel à hora marcada, e partimos para o lugar de onde se iria apanhar o barco de apoio, que nos levaria depois ao cruzeiro final com a Orchid Cruises. A viagem de carro de Hanói até à marina de Tuan Chau demora cerca de 3horas, com uma paragem para café e casa de banho, ou até mesmo para comprar pérolas que são muito populares ali naquela região.

Ao chegarmos à marina de Tuan Chau, reparámos que havia uns parques temáticos gigantes e muitos muitos hotéis/apartamentos e resorts completamente vazios. Eu achei que seria ainda uma consequência do COVID, e que provavelmente este lugar vivia muito do turismo chinês que à data ainda era inexistente. Mas, ao pesquisar um bocadinho mais, descobri que já antes do COVID este lugar era conhecido por ser uma cidade/resort fantasma, onde só se vêm turistas aos fins de semana e na época alta de turismo no Vietname, que ocorre nos meses de férias escolares de junho a agosto. Pareceu-me mais um péssimo exemplo de construção desmedida e sem qualquer planeamento, e um contraste tão grande com a paisagem única de Halong Bay. Assim, se por acaso estiverem a pensar passar a noite em Tuan Chau para apanhar o cruzeiro para Halong Bay no dia seguinte, não o recomendo. Mais vale ficarem em Hanói e apanharem um transporte cedinho para a ilha de Tuan Chau. (Đảo Tuần Châu)

O que eu achei mais chato neste cruzeiro foram os tempos de espera até chegarmos ao barco final. Primeiro da van para a sala de espera, depois para o barco de apoio. Depois, este barco ainda faz várias paragens pelos vários barcos finais de destino, até que finalmente chegamos ao barco onde vamos passar o próximo dia. Nisto já era hora de almoço quando entrámos no barco.

À tarde, visitámos as caves Trung Trang que ficam na ilha Cat Ba, que faz parte de um parque natural. Depois, regressámos ao barco para um mergulho ao pôr do sol, , seguido de um jacuzzi quentinho. No final do dia ainda houve uma demonstração de culinária onde pudemos fazer os nossos próprios spring rolls, seguido do jantar. Na altura em que viajámos, em outubro, ao final do dia e à noite já pedia um casaquinho, por isso vão bem equipados se fizerem o cruzeiro.

Halong Bay

Conseguem descobrir os morcegos?

Na manhã seguinte, estava programado um tempo para andarmos de caiaque, mas passámos porque estava a chuviscar e o céu estava muito cinzento.

Serviram-nos um brunch, e, entretanto, fez-se hora de regressar a terra firme. Como vêm houve sempre coisas para fazer e o tempo passou muito rápido.

As vistas são incríveis e nenhuma fotografia faz justiça às paisagens de Halong Bay ao vivo. Vale muito a pena, mesmo com todos os tempos de espera que eu já referi.

Halong Bay

Entretanto a manhã de regresso de Halong Bay foi bastante atribulada. Outros passageiros do barco que tínhamos conhecido na noite anterior contaram-nos que tinham chegado de Hoi An há dois dias, onde tudo estava inundado por causa das cheias, e que tinham sido uns dias horríveis em que eles nem sequer puderem sair do hotel.  Eu fiquei logo a magicar se valeria a pena apanharmos o próximo avião para Da Nang já que também iríamos ficar em Hoi An nos próximos dias. Não havia muito que fazer porque o nosso voo de regresso a Singapura era de Da Nang, mas ainda assim contactei logo a agência de viagens que ficaram de ver como estava realmente a situação em Hoi An.

A agência confirmou que estava a passar uma tempestade tropical pelo centro do Vietnam, mas que já tinha abrandado e que, portanto, a previsão não era de cheias. O hotel que tínhamos reservado também estava localizado numa zona mais alta e afastado do centro histórico, e que por isso nunca tinha ficado inundado antes. Fiquei bastante mais descansada, e a única cheia que apanhámos foi a da maré cheia do rio Thu Bon no centro da cidade de Hoi An, que nos obrigou a desviar o caminho. Descubram mais sobre Hoi An nos próximos posts a sair em breve.

E vejam aqui sugestões do que fazer em Hanói.