Na primeira vez que fomos a Lombok ficámos na parte norte da ilha, na área de Senggigi, e na segunda vez, ficámos ao sul, na praia de Selong Belanak. Aqui seguem as minhas sugestões de estadia nestes dois lugares, aprovadas com distinção, e ainda outras sugestões mais abaixo.
Ficámos super bem instalados nas Sempiak Villas (que entretanto mudou de nome para Sempiak Seaside Resort), e quando fomos em outubro, o tempo estava absolutamente perfeito para quem vai de férias, por isso conseguimos fazer praia todos os dias, o que era o nosso objetivo.
As Sempiak Villas têm várias tipologias de vilas disponíveis no Booking, bem como outras “Casas de férias” (chamadas de Holiday Houses) que também podem ser vistas aqui.
Algumas são verdadeiras mansões com piscina privada e com uma vista incrível sobre a praia, mas a nossa, mais modesta, serviu-nos perfeitamente! E apesar de não termos piscina privada, a piscina mais próxima da nossa vila estava sempre praticamente vazia ao final do dia, que era quando íamos lá depois da praia, para ver o pôr do sol. Aliás, como podem ver nas fotos destes posts, o pôr do sol de Lombok é absolutamente fantástico e a não perder.
A nossa vila (Kruing) ficava numa encosta a uns 7 minutos a pé da praia e do restaurante do hotel, isto a descer, porque a subir já custava um bocadinho e era mais. E por isso, o hotel oferece um serviço de transporte, disponível a qualquer altura do dia via WhatsApp, que nos levava de volta às vilas de carro ou buggy.
A praia do hotel era tão boa que nem saímos mais dali, só para fazer a excursão de Snorkelling pelas 5 Gili do sul, onde podem ver mais detalhes no post O que fazer em Lombok. Durante esse passeio, conhecemos duas portuguesas que coincidência das coincidências estavam no mesmo grupo que nós. Elas tinham feito um tour pelas praias do sul de Lombok, e demoveram-nos de conhecer as outras praias que tinha planeado visitarmos, incluindo a Tanjung Aan beach. Isto porque tinham ficado muito mal impressionadas com a quantidade de lixo que encontraram, e disseram que sem dúvida, a praia de Selong Belanak era a melhor que tinham visitado.
O hotel disponibiliza chapéus de sol, espreguiçadeiras e pufes na praia, e tem também uns palheiros mais elevados com espreguiçadeiras que ficam completamente protegidos do sol, onde passávamos o dia inteiro, e só saíamos para almoçar.
Existem também dezenas de restaurantes, conhecidos na Indonésia como warungs, ao longo da praia de Selong Belanak. Além de servirem comida, os warungs têm também uma enorme oferta de escolas de surf onde podem marcar aulas, ou alugar pranchas de surf por uma hora ou o dia inteiro (o que normalmente compensa pelo preço). Estas escolas de surf também oferecem a possibilidade de ir de barco para outras praias com ondas maiores, como por exemplo para Mawi beach.
O hotel também tem algumas pranchas para os hóspedes, mas nem sempre estavam livres.
Recomendo muito este hotel, o staff era muito simpático, atencioso, e estavam sempre interessados em saber o que íamos fazer e dispostos a ajudar com o que fosse necessário. Por exemplo, no dia em que tivemos a excursão de snorkelling, disponibilizaram-se para servir o pequeno-almoço mais cedo. Ah e ainda tínhamos a sorte de brincarem com a Maria Rita na praia 😉.
Na primeira vez que fomos a Lombok, ficámos na área de Senggigi, porque tínhamos planeado fazer o passeio de Snorkelling pelas 3 Gili (Air, Meno e Trawangan), e como íamos ficar apenas três dias, Senggigi era mais conveniente e não perdíamos tanto tempo em viagem.
Foi fácil escolher o hotel em Senggigi, porque já tínhamos ficado no Sudamala em Bali (na área de Sanur), e tínhamos adorado. Este Sudamala Resort em Lombok também não desapontou, e mais uma vez adorámos os quartos, o serviço, e a comida do restaurante que era absolutamente divinal.
A praia a que o hotel tem acesso direto tem um areal pequeno, especialmente quando a maré está cheia, por isso, depois de mergulharmos no mar voltámos para as espreguiçadeiras do hotel que ficavam logo ali ao lado.
Ainda hoje tenho saudades dos pores do sol passados no bar do hotel, a beber cocktails com os nossos amigos com quem viajámos. O hotel fazia happy hour ao final da tarde, e só saíamos de lá depois do sol se pôr no horizonte, com Bali como pano de fundo.
Outras opções de alojamento em Lombok
(todas as sugestões de alojamento que se seguem são com base em pesquisas que fiz, e não por experiência própria)
Opção de alojamento em Senggigi
Opções de alojamento nas ilhas Gili
Uma outra opção de alojamento em Lombok são as ilhas Gili. Normalmente a ilha de Gili Trawangan é a mais procurada, uma vez que é a maior e tem uma maior oferta de hotéis, mas também existem opções em Gili Air e Gili Meno.
Para ficarem alojados nas ilhas Gili, a melhor opção é apanharem um barco de Lombok. Normalmente os hóteis podem ajudar com o transporte do aeroporto de Lombok para o lugar onde se apanha o barco para as Gili.
Não recomendo apanharem o ferry de Bali para as Gili, porque segundo tenho ouvido dizer, e dependendo da altura do ano e das marés, a viagem pode ser bastante atribulada com muitos enjoos e vómitos, mas pior que isso, verdadeiramente assustadora. Podem sempre apanhar um voo de 45 minutos de Bali para Lombok, que à partida é mais seguro. Ainda assim, se decidirem apanhar o ferry de Bali, pesquisem bem sobre as empresas que fazem a travessia e verifiquem sempre as condições do mar antes da viagem.
Alojamento em Gili T
Alojamento em Gili Air
Não percas todos os posts sobre a nossa estadia em Lombok aqui.
*Este post contem links afiliados, e se efetuares uma reserva/compra através deles eu poderei ganhar uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para ti.