Aqui ficam as dicas dos restaurantes que experimentei e mais gostei em Malaca, e também opções de comida de rua. Também incluí no final da lista um café muito popular que não experimentámos, mas que tem muito boas críticas.
The Baboon House
Um lugar a não perder em Malaca. Viemos parar a este restaurante através de avaliações no TripAdvisor e ainda bem, porque achei o espaço diferente de tudo o que já tinha visto, e que nos transporta para uma espécie de mundo encantado. Quem entra pela porta do que aparenta ser uma casa tradicional de Malaca, jamais imagina que vai encontrar uma selva que se apoderou dos vários pátios interiores do restaurante. O menu é basicamente composto por hamburgers, que são simplesmente deliciosos.
Atenção que o restaurante/hamburgueria fecha às 17h, por isso planeiem a vossa visita para um brunch ou almoço.
Repararem também nos vasos com tampo de vidro, que servem de mesas, e que têm água e peixes lá dentro, tipo aquário. Contactos do The Baboon House aqui.
Peranakan Mansion
Esta foi uma recomendação da minha amiga Ana que tinha estado em Malaca umas semanas antes.
O restaurante fica numa casa Peranakan, que já foi também em tempos um museu. E como é típico nestas casas Peranakan, existem várias pequenas salas onde se pode comer, e todas mantêm o carácter Paranakan que eu acho lindo, com louceiros, vasos, e peças únicas deste estilo.
O restaurante serve comida….. adivinhem…. Peranakan 😊 (Descobre mais sobre a Cultura Peranakan em Malaca no link).
Como não conhecíamos bem esta comida, pedimos ajuda à pessoa que nos atendeu, e que nos sugeriu um dos pratos do dia, ‘Trotters in spicy tamarind sauce’. Ninguém na mesa sabia qual a tradução para português de trotters, sendo que o senhor do restaurante disse que era perna de porco, e nós resolvemos experimentar! (a rede do telefone não funcionava dentro do restaurante, por isso não tínhamos como usar o telefone para traduzir). Pedimos também outros pratos, e opções não picantes para a Maria Rita, e quando vieram os tais trotters para a mesa, percebemos que nada mais eram do que pés de porco! Até estavam muito bons, e ainda bem que não sabíamos o que era porque talvez nem tivéssemos pedido. Foi pena foi não termos pedido outra dose, porque uma acabou por ser pouco para 4 adultos.
Pés de porco à parte, a comida estava toda boa, e recomendo muito uma visita à Peranakan Mansion. Mais detalhes sobre o restaurante na página do Facebook aqui.
Tanto o Baboon House como a Peranakan Mansion ficam situados na mesma rua do hotel onde ficámos hospedados. Mais detalhes sobre onde ficar alojado em Malaca aqui.
Geographer Cafe
O Geopraher Cafe fica situado na esquina de uma das ruas mais movimentadas de Malaca old town, ou também referida como a zona de Chinatown, sendo por isso super central, e aos fins de semana com acesso direto para o night market na mesma rua.
Tem várias opções de comida asiática e ocidental, e não sendo uma comida extraordinária é bastante razoável.
Vale definitivamente a pena visitar pela localização e ambiente. Mais detalhes sobre o Geographer Café aqui.
Street Food
A Jonker Street está repleta de comida de rua com as mais variadas especialidades locais como as chicken rice balls (bolas de arroz de frango), ou o cendol que é uma sobremesa de gelo com gelatina verde de farinha de arroz, leite de coco, açúcar, e coberta com feijões vermelhos, também popular em Singapura.
Aos fins-de-semana a Jonker street está fechada ao trânsito a partir das 6 da tarde, e transforma-se na Jonker Walk Night Market com ainda mais opções de comidas e bebidas como batido de coco, smoothies ou gelados de coco.
Não percam também as famosas pineapple tarts (tartes de ananás) caseiras disponíveis em várias bancas.
The Daily Fix Café
A este restaurante/café não fomos, mas costuma ser também bastante recomendado para pequenos-almoços, ou para brunch, o único senão é que parece ter filas de espera grandes. Aqui fica o link para saberem mais.
Não percas o post com o guia completo sobre O que fazer em Malaca e também o post com recomendações de hotéis em Malaca.