Neste post vou falar sobre a nossa visita ao Phuket Elephant Sanctuary, um parque de elefantes que resgata elefantes no final da sua vida ou que ficaram com lesões resultantes de trabalhos forçados.
Quando visitámos a Tailândia pela primeira vez, em 2016, fomos a um santuário de elefantes em Chiang Mai que eu adorei, o Elephant Nature Park.
O Elephant Nature Park é um centro de resgate e reabilitação de elefantes que acolhe animais salvos de situações como espetáculos de circo e exploração na indústria de madeireira, onde, muitas vezes sofreram ferimentos físicos e traumas psicológicos. Na visita ao parque para além de vermos os elefantes no seu meio natural, também temos a oportunidade de lhes dar comida no final da visita, e ficamos a conhecer a história de cada um deles e dos seus tratadores.
Quando fomos a Phuket, quis muito ir a um parque de elefantes com a Maria Rita. E ao fazer a pesquisa, para além das várias recomendações sobre o Phuket Elephant Sanctuary, descobri que este santuário foi inspirado precisamente no Elephant Nature Park, em Chiang Mai.
O fundador, que antes vivia de explorar os elefantes para passeios turísticos, decidiu criar um espaço que promovesse o turismo ético, e oferecesse aos elefantes uma vida digna após anos de maus-tratos.
Descubram tudo sobre o Phuket Elephant Sanctuary aqui. Comprei os bilhetes no site com antecedência porque não queria correr riscos, e no momento da reserva só foi necessário pagar um depósito de 30% do valor total. No dia da visita, pagámos o restante na bilheteira, assim como eventuais despesas de transporte. O santuário também organiza o transporte do hotel até ao parque. No nosso caso foram-nos buscar a Khao Lak, e depois deixaram-nos no hotel na cidade de Phuket, sendo que pudemos deixar as nossas bagagens na receção do parque.
O passeio em si é muito bem organizado, e enquanto esperamos o início da visita, temos à disposição bebidas, frutas e snacks. No final da visita, ainda é servido um buffet com comida vegetariana tailandesa e bebidas.
Não se preocupem com o que vão levar calçado, porque antes de começar o passeio fornecem-nos galochas para caminhar à vontade por onde andam os elefantes a circular, incluindo em zonas com lama.
Existem algumas opções diferentes para o passeio no parque, sendo que nós optámos pelo programa Uma tarde com os elefantes.
Vale muito a pena!
Espreita aqui mais sugestões sobre O que fazer em Phuket, e encontra aqui todos os posts sobre as nossas viagens à Tailândia.