Antes de viajar para o Camboja

Checklist de tudo o que precisamos fazer antes de viajar para o Camboja. Inclui informação sobre qual a melhor altura para visitar o Camboja, vistos, cuidados de saúde, compra de voos, e outras dicas úteis.

Neste post vou falar de tudo o que precisas saber para planear a tua viagem ao Camboja, começando pela melhor altura do ano para visitar o país.

Dica sobre quando visitar o Camboja

O Camboja é influenciado pelas monções, o que cria duas estações muito distintas: a estação das chuvas e a estação seca. A estação seca pode ainda ser subdividida entre duas outras: a quente e a mais fresquinha/amena (chamá-la de fria seria exagerado!). Resumidamente, aqui temos:

Estação das chuvas: de junho a outubro, com temperaturas entre os 25-35⁰C

Estação seca (fresca): de novembro a fevereiro, com temperaturas a variarem entre os 17-27⁰C

Estação seca (quente): de março a maio, com temperaturas entre os 29-28⁰C

(informações disponíveis no site oficial do turismo do Camboja aqui.)

Já devem ter deduzido então que a melhor altura para viajar para o Camboja é entre novembro e fevereiro, quando as temperaturas são mais amenas e as manhãs perfeitas para explorar os templos. Esta é também considerada a época alta, com maior afluxo de turistas.

Nós viajámos em julho, e apesar da chuva não ter atrapalhado de todo as nossas férias em Siem Reap – apenas chuviscou num final da tarde – os dias na  ilha de Koh Rong foram arruinados pela chuva. Podes saber mais  sobre a nossa estadia em Koh Rong aqui.  

Se optarem por viajar para o Camboja em abril, tenham em atenção que o Ano Novo Khmer se celebra normalmente a 13 ou 14 de abril, com festas que se prolongam por três ou quatro dias. Embora seja uma experiência cultural única visitar o país nesta altura, é importante saber que muitos mercados, restaurantes e até guias e motoristas podem estar indisponíveis durante este período. Consulta todos os eventos do Camboja aqui.

Voltando aos preparativos da viagem….

Depois de ter escolhido o Camboja para o próximo destino de férias, o passo seguinte foi consultar os requisitos de entrada, tais como a necessidade ou não de visto, validade de passaporte mínima exigida, certificados de vacinas, etc.

Para ver estas informações costumo consultar a página do Ministério dos Negócios estrangeiros do país de destino (para o Camboja ver aqui), e também a página dos Negócios Estrangeiros ou equivalente do país da nossa nacionalidade. No meu caso consulto o Portal das Comunidades Portuguesas que tem informação útil para viajantes com passaporte Português por país de destino, e que para o Camboja é este o link.

Outra boa forma de encontrar informação sobre os requisitos de entrada num país, é consultar as páginas dos aeroportos no país de destino. Neste caso do Camboja podem encontrar aqui.

Para entrar no Camboja via aeroportos internacionais, existem duas opções de visto de turista: o visto à chegada, ou o visto eletrónico. Eu optei pelo visto eletrónico (VISA T – Tourist Visa) que tratei através deste site. Aqui indicam que o processamento pode demorar até 3 dias úteis, mas no meu caso até foi antes. Para mais detalhes sobre a entrada no Camboja vê também o post Chegada a Siem Reap.

O Portal das Comunidades Portuguesas tem também informação útil sobre cuidados de saúde, mas para este assunto eu consulto também o site TravelHealthPro (dica da minha amiga Rute 😉) que tem informação muito mais detalhada sobre cuidados de saúde, incluindo riscos associados a dengue, malária, etc, bem como as vacinas recomendadas para cada destino. Este site está direcionado para viajantes do Reino Unido, por isso nem tudo poderá ser aplicável para toda a gente. Informação sobre o Camboja aqui.

Dica para alertar as crianças sobre água potável

Uma das recomendações comuns em muitos países do sudeste asiático, é a de beber apenas água engarrafada, e consumir bebidas com gelo só quando temos a certeza de que o gelo foi feito com água tratada. O mesmo cuidado deve ser tido ao lavar os dentes, e não devemos usar água da torneira. Para quem viaja com crianças, acho sempre boa ideia ir lembrando destes cuidados uns dias antes da viagem, porque sempre vão ficando com alguma coisa na cabeça (digo eu). Por isso, vou sempre lembrando a Maria Rita de que não se pode abrir a boca no banho, e que se deve lavar os dentes só com água engarrafada/tratada que normalmente é fornecida pelos hotéis.


Muito importante também, é comprarem sempre um bom seguro de saúde antes de viajar. Os seguros podem ser feitos por destino de viagem ou até anuais para uma determinada lista de países.

Relativamente aos voos, costumo usar o SkyScanner para ver as possibilidades de voo(s) que existem para um determinado lugar, e depois faço a compra diretamente no site da companhia aérea que tiver escolhido tendo em conta o preço e horários mais convenientes.

Para as minhas viagens costumo também comprar um pacote de dados móveis que dá sempre jeito para comunicar com o hotel ou guias em caso de atrasos de voos por exemplo. Se a minha rede em Singapura (Singtel) não tiver um pacote de dados disponível para determinado país, uso a Airalo que permite comprar pacotes de dados móveis através de um eSIM. Basta fazer download da App, criar uma conta, escolher o país e pacote de dados pretendido, pagar, e depois instalar o eSIM. Vê mais detalhes aqui e verifica se o teu modelo de telefone suporta o eSIM aqui.  

Vê todos os posts sobre a nossa estadia no Camboja aqui.

*Este post contem links afiliados, e se efetuares uma reserva/compra através deles eu poderei ganhar uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para ti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *